PROJETO RUMOS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL

TAINA FERMINA RAMOS RUAS , JULIANE PEDROSO, CASSIA ANDRADA DE PAULA

Resumo


Palavras-chave: Intervenção, Extensão e Informação.


O projeto de extensão Rumos para Educação Superior e Integraçãoao Mercado de Trabalho, desenvolvido pelo Programa UNISC-Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com os Cursos de Graduação e Setores da Instituição, iniciou suas atividades em abril com continuidade até dezembro de 2014. O Projeto busca a instrumentalização dos alunos para o ingresso no ensino superior e integração ao mercado de trabalho, e seu objetivo geral é criar estratégias de aproximação e interação com as escolas de ensino médio da rede pública, do município de Santa Cruz do Sul/RS, a fim de promover o acesso dos alunos ao ensino superior, cursado através da concessão de bolsas de estudo. Os objetivos específicos são planejar oficinas pedagógicas para potencializar o processo de aprendizagem dos alunos, de acordo com as principais necessidades expressadas pelos mesmos; planejar oficinas com os estudantes, afim de apresentar as diferentes áreas de conhecimento, construindo um processo de interação entre os acadêmicos e docentes da Universidade e os alunos do Ensino Médio. O projeto conta com bolsistas dos Cursos de Relações Públicas, Psicologia, Ciências Biológicas e Serviço Social. As atividades referentes ao Curso de Serviço Social têm como foco de intervenção as expressões da questão social que envolvem os estudantes das turmas do 2º ano do Ensino Médio. Com metodologia quanti-qualitativa, são atendidas quatro escolas do município de Santa Cruz do Sul, três na área urbana e uma na zona rural. Para a coleta de dados foi elaborado e aplicado um questionário estruturado com questões abertas e fechadas, para obter informações sobre interesses, contexto social e dados socioeconômicos dos alunos. Com base nas informações coletadas foi planejada a segunda oficina, que será realizada em setembro. Os dados quantitativos estão sendo tabulados com o auxílio da ferramenta Excel e os qualitativos analisados com base no referencial teórico apresentado na Cartilha do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) 226 Serviço Social na Educação, ano 2001, que contextualiza os processos de trabalho do Serviço Social na Educação. Do total de 151 alunos que responderam os questionários, 127 já pensaram em ingressar no ensino superior. E desses, 114 já identificaram qual a área que gostaria de cursar. Em relação à análise qualitativa, verificamos que os estudantes que disseram ter interesse em continuar estudando, após a conclusão do ensino médio, são aqueles que estão inseridos em atividades em contra turno escolar, como projetos socioeducativos e cursos de qualificação profissional. Como bolsistas de extensão temos a oportunidade de vivenciar a prática da teoria que nos é ensinada na academia. Assim como, conhecer a realidade dessas escolas, o contexto sócio-territorial e os fatores externos e internos que influenciam no desenvolvimento escolar dos alunos. Na primeira oficina, procuramos estabelecer um vínculo, pois iremos acompanhá-los até concluírem o ensino médio. Na oportunidade, também tivemos um diálogo de maneira que instigasse os alunos a conhecer sobre o ensino superior, ingresso no mercado de trabalho e, principalmente, tenham e construam objetivos de vida. O projeto está proporcionando às escolas momentos de reflexão sobre o futuro e consciência de que é possível modificar sua realidade.


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