AÇÕES NA CONSTRUÇÃO DE RUMOS

DIEGO ROSA JACOBSEN, MARIANA KRISTOSCH DOS SANTOS, EDUARDO STEINDORF SARAIVA, CASSIA ANDRADA DE PAULA

Resumo


O Projeto Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho, desenvolvido pelo Programa UNISC - Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul, em parceria com os Cursos de Graduação e Setores da Instituição, propõe estratégias de aproximação e intervenção às escolas da rede pública das cidades de alcance da Universidade. Tais intervenções objetivam incentivar e promover o conhecimento, e consequentemente, o acesso dos alunos ao ensino superior, através de bolsas de estudos oferecidas. Inicialmente, foi constituído um projeto piloto, no ano de 2013, com o objetivo de informar as escolas públicas da região sobre as diversas formas de ingresso ao ensino superior e assim, suprir uma necessidade institucional de possibilitar a qualificação profissional continuada aos alunos em situação de vulnerabilidade. Neste piloto, foram realizadas oficinas em turmas de 3° ano do ensino médio, num total de 115 participantes. Nesta ano, 2014, o projeto tem como objetivo planejar oficinas pedagógicas para potencializar o processo de aprendizagem dos alunos de acordo com as principais necessidades expressadas pelos mesmos e planejar oficinas com os estudantes, afim de apresentar as diferentes áreas de conhecimento, construindo um processo de interação entre os estudantes e docentes da Universidade com os alunos do Ensino Médio. Ou seja, atuar na busca ativa de alunos com perfil bolsista Prouni e Fies, em seis escolas da rede pública. O projeto conta com bolsistas dos Cursos de Relações Públicas, Psicologia, Ciências Biológicas e Serviço Social. Cada bolsista, sobre sua área de conhecimento, atua de uma forma dentro do projeto, sendo esse organizado de maneira que, as turmas de 1°, 2° e 3° anos do ensino médio, sejam atendidas dinâmica e especificamente, conforme suas características. Os bolsistas de Psicologia tem seu foco de atuação direcionado às turmas de 1° ano, de quatro escolas públicas de Santa Cruz do Sul. Nessas turmas são realizadas oficinas com temáticas que abrangem, desde a apresentação do projeto até a motivação para uma reflexão sobre seus objetivos ao futuro. A ideia central das oficinas está na produção de um questionamento, dos próprios adolescentes, sobre o que desejam fazer profissionalmente, o que gostam, o que lhes causam impulso em seguir em frente, rumo aos seus sonhos, como também, uma auto percepção na qual eles se vejam como autores de suas próprias vidas, podendo assim, reconhecer seus potenciais, gostos, habilidades e também, ou principalmente, o que os fazem felizes. Tais oficinas foram constituídas por diálogos entre os bolsistas e os alunos, sobre o objetivo do projeto. Também foi realizada dinâmica de interação pela qual pôde-se analisar como os alunos se percebiam, e como projetavam a própria 240imagem. As oficinas ainda terão continuidade até o fim de 2014, e nelas serão possíveis outras formas de intervenção sobre os adolescentes atendidos. Como bolsistas, percebemos que esta ação não somente resulta em grande experiência a nós, acadêmicos, por nos possibilitar um campo de prática, rico de interações, compreensões e aprendizado, mas também é por nos avaliado como sendo uma ação de humanização na qual oferecemos aos alunos, uma esperança de futuro, um olhar de motivação, um reconhecimento do quanto podem e são capazes de serem autores ativos de suas próprias vidas.240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.