PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO GRUPO DE ESTUDOS E TRABALHOS EM SAÚDE COLETIVA (GETESC): MOVIMENTO ESTUDANTIL NA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SUS

JESSICA NATALIA CANELLO, TERESINHA EDUARDES KLAFKE

Resumo


Introdução: O movimento estudantil fomenta o desenvolvimento ético-político dos estudantes ao possibilitar que se coloquem como atores e agentes sociais do cuidado, o que engendra processos de reflexão na própria formação e a construção coletiva de conhecimento, cujas ações potencializam o fortalecimento do SUS. Objetivo: Nesse sentido, o presente trabalho objetiva apresentar as atividades realizadas pelo coletivo estudantil e projeto de extensão Grupo de Estudos e Trabalhos em Saúde Coletiva (GETESC), criado em 2003, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A formação deste coletivo por estudantes da área da saúde vem de encontro à demanda por um espaço multidisciplinar de estudo, discussão e participação na consolidação do SUS. O objetivo principal do GETESC é a aproximação do espaço de formação e dos estudantes de graduação com o Sistema Único de Saúde, bem como com as necessidades em saúde da população, sob a perspectiva da formação orientada pelas bases da Saúde Coletiva, da Educação Permanente em Saúde e dos princípios e diretrizes do SUS. Atualmente, o GETESC é um projeto de extensão que possibilita aos estudantes participar do coletivo contando com bolsas remuneradas e voluntárias, demonstrando o reconhecimento das ações do coletivo frente à Universidade e a região. Metodologia: O Grupo vem atuando através das seguintes estratégias e ações: projetos de formação na Universidade 226 Semana Acadêmica Integrada dos Cursos da Saúde, Cursos de Extensão em Saúde Coletiva, Grupos de Estudos Quinzenais, organização e execução do projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS); representação dos estudantes nas instâncias e espaços de controle social 226 na CIES 13, no Conselho Municipal de Saúde e na Comissão Municipal de Saúde Mental, e em Conferências de Saúde; e permanente construção do movimento estudantil 226 participação em organizações, coletivos e eventos do mesmo. Resultados e Conclusão: Portanto, atuando na formação profissional e contribuindo com mudanças positivas no âmbito da saúde e educação, o Movimento Estudantil se configura numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e ampliada, na qual o encontro entre saberes e práticas faz do GETESC uma possibilidade de nos experimentarmos no trabalho em equipe, envolvendo processos de cogestão e autonomia. Agenciamentos que permeiam nossas relações - com a universidade, a comunidade e o SUS 226 e possibilitam (re)pensarmos as formas de cuidado e produção de saúde, indo ao encontro da construção coletiva do saber.


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