QUÍMICA E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

ALESSANDRA BETINA PARCKERT, DEBORA LUANA KURZ, NADIA DE MONTE BACCAR, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Introdução: Discute-se muito a respeito de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e conscientização, porém, tudo que é abordado não chega ao conhecimento e à consciência de toda a população. O foco das mobilizações são as indústrias, países desenvolvidos- que realmente poluem mais, mas esquecem-se dos demais, que também de certa forma colaboram, não tão significativamente, com a degradação ambiental. Como nas indústrias, os ambientes domésticos também precisam fazer o descarte correto de seus resíduos. Exemplificando, muitas pessoas não sabem onde pôr o óleo saturado e acabam colocando diretamente nos ralos da pia ou no lixo, poluindo córregos, rios, solos, além de danificar o próprio encanamento. Os óleos e gorduras em geral são substâncias insolúveis em água, devido à falta de afinidade de ambas. As gorduras são compostas por triglicerídeos, que são formados pela condensação entre glicerol e ácidos graxos, com cadeias longas, muito diferente da água. Por isso, em contato com a água, podem causar interferência na passagem da luz e no fluxo de água, retardando o crescimento da vegetação, pois impedem a transferência de oxigênio para a água, impedindo a vida nesses sistemas e impermeabilizam os solos, desencadeando enchentes. Objetivo: Abordando-se esse tema na escola que é o lugar de educar as novas gerações, pode-se alcançar adultos mais responsáveis no futuro, pois é nesta etapa da vida que o indivíduo está em fase de desenvolvimento do caráter e da personalidade, podendo o professor interceder nessa formação, educando e desenvolvendo um ser consciente. Metodologia: A mobilização foi iniciada em uma turma de ensino fundamental, mais especificamente de 4º e 5º anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus 226 (E.M.E.F. Menino Deus) onde propôs-se o recolhimento do óleo saturado, inviável para o reaproveitamento doméstico, a fim de reutilizá-lo e promover seu descarte correto. A reutilização consiste em elaborar o sabão sendo necessário sebo, álcool, água, óleo de fritura, hidróxido de sódio, essência e corante.240 Resultados: Os estudantes entusiasmaram-se com a proposta e foram envolvendo a comunidade neste projeto, coletando óleo saturado e partilhando as informações adquiridas nas oficinas. Os estudantes, além de trazerem seus óleos de casa, puderam recolher de vizinhos e familiares, ampliando o projeto e atingindo mais pessoas na conscientização. A proposta da reutilização consiste na elaboração do sabão caseiro, usando o óleo vegetal recolhido pelos alunos. Pelo fato de o projeto estar em andamento, ainda serão observados mais resultados. Acredita-se que muitas famílias aprenderão a reciclar e verão nessa iniciativa uma fonte de renda. Outra sugestão será o recolhimento deste óleo saturado para Associação dos Fumicultores do Brasil 226 (AFUBRA). Conclusão: Embora o projeto ainda esteja em andamento, através das etapas já realizadas pode-se dizer que, quando há o comprometimento e a participação de todos, podemos pôr em prática qualquer projeto, principalmente relacionado com o meio ambiente. As pequenas mudanças de atitude diante do meio ambiente, como diminuir a quantidade de óleo liberada, podem fazer muita diferença no futuro. Analisando o projeto destaca-se o respeito pelo meio ambiente, o envolvimento todos em uma ação prática, simples e com poucos recursos. Pretende-se, ao final, presentear cada aluno participante com uma barra de sabão confeccionado em aula.


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