CAÇA PALAVRAS DA QUÍMICA ORGÂNICA

BRUNA CASAGRANDE, ELIANA ISABELA BRAUN FINGER, NÁDIA MONTE BACCAR, ANA LÚCIA BECKER ROHLFES, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Introdução: Os jogos lúdicos podem ser considerados um novo método de aprendizado, pois através deles pode-se sair da rotina de sala de aula na qual se aprende o conteúdo apenas através da teoria. Estes jogos criam uma proximidade entre alunos e professores e acabam despertando o interesse daqueles que possuem alguma dificuldade no conteúdo, tornando as aulas mais atrativas e divertidas. Objetivo: Foi elaborado um jogo lúdico para trabalhar através do PIBID-Química/UNISC com os alunos do 3º ano do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado. Como eles estão estudando a química orgânica, optou-se em elaborar um caça palavras sobre este conteúdo, tendo como objetivo explorar o conhecimento e facilitar o aprendizado dos mesmos utilizando deste método lúdico, buscando despertar o interesse e a participação de todos os alunos presentes em sala de aula. Metodologia: Foram elaboradas dezesseis questões sobre química orgânica, sendo algumas delas: qual a fórmula molecular do metano? quantas ligações faz o carbono? qual é o composto de fórmula molecular C3H8O? A professora titular informou que os alunos teriam condições de responder todas as questões, sendo assim, optou-se por não deixá-los consultar o caderno. Primeiramente, eles deveriam resolver as questões e em seguida procurá-las dentre as várias palavras apresentadas no quadro do caça palavras. Propôs-se que eles formassem duplas e lançou-se um desafio: as três primeiras duplas a resolverem todas as questões ganhariam um brinde, caso estivesse tudo correto. Resultados: Os alunos não conseguiram finalizar a atividade em um período de 40 minutos, tempo com o qual se trabalha com os mesmos em todas as segundas-feiras, sendo assim, tiveram que finalizar na semana seguinte. Nenhuma dupla conseguiu concluir a atividade. Alguns alunos apenas procuravam palavras relacionadas à química no quadro do caça palavras e acabavam marcando-as sendo que algumas palavras encontradas não estavam relacionadas com as questões propostas. Foram premiadas as duplas que tiveram o maior número de acertos. Conclusão: Este jogo teve uma aceitação positiva em relação aos alunos, todos participaram e a atividade pode ser considerada uma revisão para futuras avaliações, pois foi revisada a nomenclatura de química orgânica, culminando com debate e correção em conjunto de todas as questões. Percebe-se que quando existe uma disputa entre os alunos (duplas), na qual quem se sair melhor ganha um brinde (balas, pirulitos ou chocolates) eles participam com mais intensidade, descobrem as respostas e não compartilham com os demais. Neste dia os vencedores acabaram dividindo os brindes com os que tiveram menos acertos.


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