IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PLATAFORMA DIDÁTICA PARA ENSINO DE CONCEITOS DE ROBÓTICA MÓVEL

TAISER TADEU TEIXEIRA BARROS, EDUARDO BRIXNER

Resumo


Este trabalho tem por objetivo a implementação de uma plataforma didática para ensino de conceitos de robótica móvel, em que o robô pode ser programado através de dispositivos móveis. A abordagem será feita de forma abstrata, visando dar uma visão abrangente de robótica sem se ater a detalhes como a mecânica envolvida em componentes mais elementares como engrenagens nem em algoritmos mais complexos como o de localização espacial. Inicialmente será construído um robô móvel a partir de um kit adquirido e, após, será desenvolvida a interface que controla o robô na plataforma Android, permitindo que os comandos sejam enviados ao robô através de comunicação sem fio (bluetooth), e através do uso desta interface o trajeto do robô poderá ser programado. O dispositivo de controle do robô será constituído por um Arduino o qual exercerá a função do recebimento de informações através do modulo de bluetooth e será responsável por encaminhá-las para o drive que controla os motores, sendo utilizado um sensor ultrassônico para verificação de obstáculos. Ao término do trabalho, será possível programar e acompanhar o robô através de qualquer dispositivo móvel com sistema Android, o qual também visa ser utilizado como instrumento de ensino de conceitos básicos de robótica móvel e ao mesmo tempo o estudante terá contato com diversas áreas de conhecimento, estimulando o interesse por áreas técnicas e de engenharia, bem como lógica, física, matemática e programação. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um robô móvel para utilização como plataforma didática para ser utilizada no ensino conceitos básicos de robótica como cinemática e controle. Além de permitir o desenvolvimento de outros conceitos como na área de eletrônica (sensoriamento, acionamento de motores DC, PWM, etc.). O público alvo é constituído por estudantes de nível técnico e graduação, pois a manipulação do robô vai exigir determinados conhecimentos técnicos. Ainda, o robô pode ser utilizado usando uma camada de software de alto nível de abstração que permita ao usuário final apenas acessar funções de movimentação, ampliando o publico alvo para estudantes do ensino médio e fundamental. Para chegar ao objetivo deste trabalho foi necessário o estudo do hardware e software a serem utilizados e colocar em prática algumas disciplinas cursadas durante a graduação. Este trabalho apresentou que os estudos na área da robótica são muito importantes, pois abrangem várias áreas de conhecimento e aplicações, despertando o interesse de estudantes e abrangendo o uso em empresas. Com a ideia de estimular o estudo e desenvolvimento de novos projetos este trabalho pode ser utilizado para o ensino de conceitos de robótica em escolas ensinando conceitos matemáticos e físicos, cursos técnicos no ensino de mecânica, mecatrônica e robótica e no ensino superior abrangendo todas as áreas anteriores e ainda ser utilizado para o ensino de programação utilizando linguagens como C e Java.


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