O ENSINO DE EQUAÇÕES DO 2º GRAU E OS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, BRUNA EDUARDA FRITZEN

Resumo


O livro didático é um recurso que pode contribuir para o ensino e a aprendizagem da Matemática, se ao aluno for dada a oportunidade de utilizá-lo para 223[...] se apropriar não como um repertório de fórmulas e algoritmos, mas como saber-fazer matemático que o habilite a resolver problemas do seu dia a dia ou de sua prática profissional futura224 (CARVALHO, 2010, p. 19). Diante dessas considerações, nos propomos a realizar uma pesquisa bibliográfica, que foi desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa no Ensino da matemática I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da UNISC-RS. O objetivo dessa pesquisa foi investigar como o Ensino das Equações do 2° grau vem sendo abordado pelos livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental no que se refere às perspectivas atuais no ensino da Matemática (História da Matemática, Resolução de problemas, Jogos, Tecnologias Digitais, etc.), com o propósito de reconhecer as contribuições e/ou as limitações que podem proporcionar ao ensino e a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, foram coletados ao acaso 5 livros didáticos fornecidos pelos MEC, que no momento da coleta estavam sendo utilizados por alunos em sala de aula, nas redes municipal e estadual de ensino da região do Vale do Rio Pardo-RS. Esses livros formam analisados mediante o referencial teórico construído e a fim de atingir o objetivo de pesquisa. Com base nas análises feitas, podemos concluir que apenas um dos livros didáticos analisados não aborda o conteúdo de Equações do 2º grau por meio de uma ou mais perspectivas atuais no ensino da Matemática, assim como apenas apresenta a conteúdo pela resolução com o uso da fórmula de Bhaskara, sem haver uma contextualização com situações do cotidiano. Já os demais livros didáticos analisados apresentam outras abordagens, tais como: os tipos das Equações do 2º grau completas e incompletas e diferentes métodos de resolução, a História do surgimento desse conhecimento ao longo da história da Humanidade, a resolução de exercícios e problemas que contextualizam o conteúdo e o cálculo de áreas por meio das Equações do 2º grau. Apesar de percebermos um avanço nas abordagens do conteúdo nos livros didáticos analisados e que há uma maior ênfase das perspectivas da História da Matemática e da Resolução de problemas, ainda assim podemos perceber que é necessário uma maior abordagem dessas e de outras perspectivas de ensino na Matemática, para que o livro didático venha a contribuir para a construção de conhecimento por parte do aluno. REFERÊNCIA: CARVALHO, João Bosco Pitombeira de; LIMA, Paulo Figueiredo. Escolha e uso do livro didático. In: CARVALHO, João Bosco Pitombeira de. Coleção Explorando o Ensino: Matemática. v. 17. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Básica, 2010.240


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