O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PERSPECTIVA DE PROJETOS DE TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, JANAINA PERCILIANA CORREA LEANDRO

Resumo


No Rio Grande do Sul, em 2012, foi implantado pela Secretaria da Educação (SEDUC) o Ensino Médio Politécnico, cuja proposta curricular incorpora a transversalidade de eixos e a construção de projetos ao planejamento, o que pode favorecer a utilização de diferentes recursos didáticos e perspectivas metodológicas de ensino e aprendizagem (RIO GRANDE DO SUL, 2011). Dessa forma, buscamos com este trabalho apresentar uma pesquisa qualitativa, que foi desenvolvida nas disciplinas de Pesquisa no Ensino de Matemática I e II do Curso de Licenciatura em Matemática da UNISC-RS, que teve como objetivo: investigar as contribuições e as limitações que o Ensino Médio Politécnico vem proporcionando ao ensino e a aprendizagem da Matemática, bem como se os professores utilizam ou não a perspectiva de projetos de trabalho interdisciplinar. Essa perspectiva pode permitir ao aluno participar e se envolver no seu processo de aprendizagem, compartilhando e socializando com os demais colegas e com o professor (SEIBERT; GROENWALD, 2011). Dessa forma, para obtermos maiores informações quanto à temática e atingirmos o objetivo de pesquisa, realizamos entrevistas com questionamentos abertos com professores de Matemática e com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio Politécnico de uma Escola Estadual do município de Vera Cruz-RS. Por meio das respostas obtidas nas entrevistas, podemos concluir que o ensino e a aprendizagem da Matemática apresentam limitações no Ensino Médio Politécnico, pois os professores de Matemática e Seminários Integrados apresentam dificuldades na utilização da perspectiva de projetos de trabalho interdisciplinar para ensinar conhecimentos matemáticos, assim como a pouca carga horária e a quantidade de alunos por turma que dificultam o trabalho com projetos. Já nas respostas dos alunos nas entrevistas podemos constatar que a maioria dos alunos não compreende a proposta do Ensino Médio Politécnico e que apresentam dificuldades ao trabalharem com projetos e aprenderem conhecimentos matemáticos por meio deles. REFERÊNCIAS: 240 RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (2011-2014). Outubro/Novembro de 2011.240 Disponível em:240240240240 240-http://www.educacao.rs.gov.br/pse/html/ens_medio.jsp?ACAO=acao1- Acesso em: 20 de abr. 2014. SEIBERT, Tania Elisa; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. Projetos de Trabalho no Ensino Básico: experiências em Educação Matemática. In: BAYER, Arno; FARIAS, Maria Eloisa; GELLER, Marlise. (Org.). A Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática: alguns caminhos percorridos. 1. ed. Canoas: Editoda da ULBRA, p. 69-96, 2011.240 240 240 240


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