EXPERIÊNCIAS DURANTE AS ATIVIDADES DE MONITORIA NAS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DO PIBID 226 UNISC GRUPO DE FÍSICA
Resumo
Introdução: Atualmente, o ensino de níveis fundamental e médio tem enfrentado desafios que vão além da formação dos professores. Novas propostas de formação, turmas lotadas, poucas aulas por semana, recuperações de aprendizagem e o não reprovar. Geralmente, esta realidade está distante dos acadêmicos dos cursos de licenciatura. O fato de estar em contato direto com alunos, sendo também acadêmicos, propicia situações interessantes e únicas, que irão preparar o futuro professor e contribuir pedagogicamente com o aprendizado. Este tipo de vivência torna-se de fundamental importância para reafirmar a vocação docente. A importância da monitoria realizada por acadêmicos dos cursos de licenciatura através do Programa de Iniciação à Docência (PIBID-Unisc) vai além do auxílio durante as aulas do professor titular da turma. Envolve uma vivência única, no sentido de conhecer os pontos positivos e negativos do ser professor, da realidade escolar, e dos alunos. Objetivo: Vivenciar e observar a realidade escolar através do acompanhamento de aulas de Física em escolas da rede pública do município de Santa Cruz do Sul. Metodologia: No primeiro semestre de 2014, foram acompanhadas, através da realização de monitoria, em algumas turmas durante as aulas de Física no ensino fundamental, médio e ensino de jovens e adultos, de escolas públicas de Santa Cruz do Sul. As tarefas realizadas pelos bolsistas constaram desde o simples acompanhamento da aula do professor titular, auxílio aos alunos na realização de tarefas e resolução de questões propostas, correção de exercícios, até a realização de atividades experimentais complementares ao estudo teórico. Para tanto, realizaram-se reuniões e planejamentos com o professor titular. As atividades planejadas foram desenvolvidas sempre com o acompanhamento do professor titular. Resultados: O acompanhamento das aulas ministradas pelo professor titular possibilitou obter-se uma primeira impressão da sala de aula antes dos estágios, que são de curta duração, dando pouco tempo para o graduando se acostumar com o papel de professor. Além disso, participar das aulas nestas escolas com um professor da matéria (no caso Física) possibilitou a realização de análise do método de ensino empregado, e o envolvimento direto com o processo de ensino/aprendizagem. Conclusão: Apesar de ser apenas o primeiro semestre de atuação dos bolsistas do subprojeto de Física do PIBID-UNISC, as primeiras experiências foram suficientes para se tirar algumas impressões como, por exemplo, é clara a necessidade de profissionais formados na área (a maioria dos professores que dão aulas de física não possuem formação específica na área). Essa falta de professores especializados causa uma visão mais 223matematizada224 da matéria, com pouca ênfase na explicação dos conceitos e mais enfoque nos cálculos e medidas, pois os professores acabam tendo que aprender sobre o que ensinam junto com os alunos, apenas passando o que se encontra nos livros didáticos, esse problema se torna ainda maior ao se perceber que boa parte dos alunos já tem problemas justamente na matemática. Nesse ponto em questão, o subprojeto tem apenas a acrescentar para as escolas, levando futuros professores, que mesmo ainda no inicio do curso, já podem trazer outro enfoque para a aula, auxiliando assim o professor e os alunos além de si próprios.
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