EXPERIÊNCIAS DURANTE AS ATIVIDADES DE INTERVENÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA ATRAVÉS DO PIBID 226 UNISC GRUPO DE FÍSICA

MARCIA CRISTIANE LESNIK DA SILVA, NATHAN SARAIVA DE ATHAIDES, CLAUDIA MENDES MAHLMANN

Resumo


Introdução: A intervenção como prática na educação pode ser entendida como uma interferência de outro profissional durante o processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Quando se fala em intervenção em uma disciplina específica, outra pessoa atua durante as aulas curriculares. O objetivo básico deste tipo de prática é envolver um maior número de pessoas neste momento, fortalecendo assim o ensino como um todo. Quando a intervenção se dá através da ação de um graduando de determinada área, a contribuição se dá em duas mãos. Ela ocorre em relação aos alunos e professor titular da disciplina, bem como com a formação do acadêmico que realiza a intervenção. Este trabalho aborda as atividades realizadas e as observações percebidas durante as intervenções ocorridas no primeiro semestre de 2014, em escolas públicas do Município de Santa Cruz do Sul, atendidas pelo grupo de Física do PIBID-Unisc. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi intervir na prática docente durante as aulas destinadas ao ensino de Física, visando possibilitar ao acadêmico uma visão do que é a docência nos tempos atuais, bem como contribuir para o processo ensino-aprendizagem das turmas atendidas. Metodologia: Durante as atividades realizadas pelo subprojeto, os bolsistas buscaram acompanhar o professor titular, observando sua docência e metodologia, nas quais foram realizadas as intervenções envolvendo alunos do Ensino Fundamental e Médio. Nas intervenções, os acadêmicos acompanharam as atividades desenvolvidas pelo professor e analisaram o comportamento, a receptividades dos alunos, assim como o desenvolvimento da aprendizagem em aula. Além disso, teve-se a oportunidade de planejar a aula junto ao professor titular, visando o enriquecimento metodológico e conceitual muitas vezes obsoleto e, a partir deste momento, o bolsista começou a interagir com as turmas, desenvolvendo sua prática e requerendo dos alunos uma visão mais dinâmica, lógica e aplicada dos conteúdos estudados em sala de aula. Resultados: Durante o acompanhamento das aulas do professor observou-se, que os alunos foram levados ao método 223tradicional224 de aprendizagem, por repetição. E quando o bolsista propôs novas atividades, práticas, entendimento e resoluções problemas envolvendo fenômenos cotidianos, os alunos sentiram-se motivados a participar, questionando e participando do aprender. Através da aplicação de experiências como novidade de conteúdo didático, os bolsistas observaram que foi mais fácil para os alunos relacionarem a teoria com a prática. Também se observou que as aulas são bastante teóricas, e também são feitas listas de exercícios para fixação do conteúdo, sendo que, em alguns momentos, as avaliações realizadas foram objetivas, e algumas vezes o professor titular realiza atividades práticas envolvendo o conteúdo estudado. Algumas atividades realizadas pelos bolsistas envolveram correção de lista de exercícios, mas o que teve melhor desempenho foi realizar abordagem prática sobre os conteúdos estudados. Conclusão: Alguns resultados já foram obtidos durante esse período, foi observado que alguns alunos têm dificuldades em relacionar a física com o seu dia a dia, o que leva os alunos a não entenderem os conceitos e, por esta razão não gostarem muito da disciplina. Após a aplicação de algumas práticas ou atividades mais interativas, observou-se o despertar do interesse nas aulas.


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