PROCESSAMENTO DE TEXTO ESCRITO EM LINGUAGEM NATURAL PARA REESCRITA EM INVOCAÇÃO DE COMPONENTES DE SOFTWARE

EDUARDO KROTH, FERNANDO SCHMITT

Resumo


A necessidade de aumentar a produtividade no uso de softwares internos tornou necessária a utilização de alguma técnica que auxilie o usuário nesta tarefa. Os sistemas atuais distribuem um processo em vários programas orientados por menu. Para se alcançar sucesso em um processo, necessita-se acessar vários programas. Este mesmo processo pode ser expressado em uma frase, contendo os objetos envolvidos nele. Por exemplo: "Inscrever Felipe Neto no Torneio Aberto de Tênis 2014, na categoria masculina classe 1". Esta expressão pode ser reescrita em várias operações de uma transação. A técnica sugerida para este trabalho é a utilização de um ChatterBot - componente de software usado para interação entre humano e máquina - como forma de auxílio a cadastros simples e complexos. Os recentes avanços na tecnologia de IHC (Interface Humano-Computador), bem como voz (Samsung Voice), gestos (Microsoft Kinect), aos quais os celulares e videogames estão se adaptando, abre-se um vasto mercado para aplicações que utilizam estas interfaces. Com a integração de um ambiente de conversação controlada, é possível ao usuário cadastrar um produto em estoque apenas escrevendo (223cadastrar pistão, categoria peças224). Sendo assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um protótipo ChatterBot para converter uma entrada em linguagem natural para uma invocação de métodos de um componente de software. Com o processamento da linguagem natural será possível 240interpretar 240textos simples, indiferentemente de habilidade de escrita do usuário, enquanto o ChatterBot fará a comunicação direta com o usuário com o objetivo de transformar o ambiente de trabalho em algo dinâmico, objetivo e interativo para o usuário. O resultado esperado é que a transação explicitada na expressão gere instruções computacionais suficientes para sua proposta. O sistema aqui proposto é constituído por algumas etapas: 240Uma interface para a escrita de expressões do domínio do seu negócio, a 240instrução fornecida pelo usuário será processada e catalogada (visando a sua classe gramatical, por exemplo: identificar verbos, adjetivos, etc...). Depois acontece a identificação dos objetos e ações a serem tomadas, como por exemplo 223Criar novo Fornecedor224. Será identificado o método correspondente à instrução de criar no objeto fornecedor e na próxima etapa serão referenciadas as informações contidas no texto, com colunas dos possíveis objetos. Esse mapeamento acontecerá com auxílio de uma ontologia previamente alimentada do banco de dados do projeto. Após mapeados os objetos, o método encontrado será chamado com os objetos sendo passados como parâmetros. O resultado esperado é transformar com sucesso o texto escrito em linguagem natural em uma instrução de banco de dados, ou seja, reescrever o texto em linguagem computacional, procurando atingir os resultados propostos pela instrução. Construindo essa arquitetura, será possível adicioná-lo a outros projetos com arquitetura semelhante ao utilizado. Existe uma sequência de passos para utilizar um sistema de gestão, podendo tornar o trabalho cansativo e repetitivo. O sistema aqui apresentado propõe agilizar o processo de entrada de dados. O resultado deste trabalho pode servir de base para software que receba instruções por voz, desde que esta seja codificada em texto.


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