DESCRIÇÃO DOS PROCESSOS DE MONTAGEM DO BAJA
Resumo
240A Equipe240 Baja de Galpão da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC desenvolve um projeto de pesquisa e extensão onde seus alunos de engenharia projetam um carro do tipo off-road com a finalidade de por em prática seus aprendizados e criar um protótipo para participar de competições e posterior troca de experiências com outras universidades. Dentro da equipe existem subdivisões, estas vão desde mecânicos trainées, mecânico geral, almoxarife, projetistas, cada área de atuação tem seu gerentes e esses gerentes ficam responsáveis pela cobrança das atividades em atraso e pela distribuição de tarefas entre seus componentes.240 A montagem do carro fica destinada aos mecânicos, o gerente dessa área distribui as tarefas e dessa forma o trabalho é feito com mais agilidade. Esse processo começa com a soldagem da estrutura, que é a base de todo o projeto. Depois disso é laminado o assoalho do carro e 240são colocadas as paredes corta-fogo,240 todo o sistema eletroeletrônico, os pedais de freio e acelerador, o cabo do acelerador, o cilindro mestre do sistema de freio, os tubos hidráulicos de freio, as fixações do banco, trocador de marchas e o cabo do trocador, o cinto de segurança, o volante e no volante um cardã que possui cruzetas (escamotiável), essas cruzetas são posicionadas na caixa de direção. 240Os itens citados acima devem ser instalados por primeiro e de preferência nessa ordem, pois dessa forma o acesso a cada local não fica restrito ou difícil de se alcançar, porque nenhum dos sistemas irá atrapalhar na montagem do outro. A montagem dos sistemas elétrico e de freio deve ser feita com muita atenção, pois se o sistema elétrico não funcionar corretamente pode ocorrer de as chaves gerais não funcionarem adequadamente e o carro não desligar com muita facilidade, o painel do carro não transmitirá as informações necessárias para o piloto, já se o sistema de freio não for montado corretamente pode ocorrer a entrada de ar no sistema e isso acarreta na perda dos freios. As carenagens são as próximas a serem fixadas na estrutura, pois não se tem como colocá-las se, por exemplo, os braços de suspensão dianteira forem colocados, o acesso é dificultado para fixação das mesmas na estrutura. Após as carenagens são colocados os braços de suspensão, nos braços de suspensão colocam-se os terminais rotulares, colocados os terminais deve-se por o pino-rei, nele está fixo o eixo onde se encaixa o cubo de roda, dentro do cubo de roda está o rolamento que fica ajustado ao eixo. No pino-rei também é fixada a pinça de freio e um montante no qual é colocado o braço de direção, o disco de freio também é fixo no cubo de roda. Antes de se posicionarem as rodas no carro devem ser posicionados os amortecedores e dessa forma as rodas podem ser presas ao cubo de roda. Na traseira do carro é posicionado o motor, sobre o motor fica uma chapa com o tanque de combustível, atrás do motor é colocada a caixa de transmissão, no motor e na caixa são posicionadas polias e uma correia, este conjunto de polias e correia é chamada de CVT,que transmite a rotação do motor para a caixa de transmissão. Portanto, conclui-se que, tendo um processo de montagem bem elaborado , é possível evitar transtornos futuros com a montagem do protótipo garantindo eficiência na construção do mesmo.
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