OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO POR SIMULAÇÃO NO PROGRAMA ARENA.
Resumo
Introdução:240Este trabalho aborda os estudos realizados no Programa Rockwell Software ARENA para a otimização do processo construtivo de um Veículo Aéreo Cargueiro, Não Tripulado e Rádiocontrolado para competição.240Objetivo: O trabalho apresentado neste resumo tem como principal objetivo garantir o estudo de otimização de todo o planejamento do processo construtivo de um Veiculo Aéreo Não Tripulado, Cargueiro e Radiocontrolado para competição. Utilizou-se o Programa Rockwell Software ARENA para mapear e simular todo o planejamento do processo construtivo da aeronave, visando à redução de tempo na construção e o melhor aproveitamento dos integrantes responsáveis.240Metodologia: Para iniciar a melhoria realizaram-se estudos detalhados em projetos de anos anteriores da Equipe Kamikase - UNISC, que constrói anualmente uma aeronave radiocontrolada para competição SAE Brasil que ocorre em São José dos Campos-SP, sendo o objetivo desta aeronave aumentar a eficiência estrutural, isto é, carregar o máximo de carga útil com o menor peso vazio possível, sem afetar a resistência estrutural da aeronave, possibilitando assim a competitividade da equipe. Foram descritas todas as atividades do processo construtivo da aeronave, detalhando, junto ao software, o número de mecânicos responsáveis por cada atividade, o nível de conhecimento que se espera e o tempo que deve ser dedicado a cada atividade do processo construtivo da aeronave, definindo assim a ordem em que cada uma delas deve ocorrer. Após serem definidas as atividades que devem ser relacionadas à área construtiva incluíram-se as tarefas no software ARENA para melhor planejamento da construção, seguindo e comparando o MS Project com todas as atividades descritas com seus tempos, restrições e pessoal responsável de cada atividade.240Resultados: A partir da inclusão das atividades relacionadas ao processo construtivo, realizaram-se diversos testes no programa para verificar quais eram as variáveis que influenciavam no aumento do tempo do processo de fabricação de uma aeronave, tentando diminuir assim o tempo de construção e o ocioso dos integrantes responsáveis pela área construtiva da aeronave, direcionando cada membro da equipe para a função que melhor corresponde, tanto aos seus conhecimentos técnicos como os práticos. Para obter uma comparação de maneira correta, entre os resultados teóricos e os práticos obtidos realizaram-se verificações de tempo detalhado de240cada etapa do processo de construção, conforme planejado por integrantes da equipe, responsáveis por essa área do projeto, avaliando, assim, os resultados obtidos para240serem avaliados posteriormente.240Conclusão: Concluíu-se com esse estudo que a simulação feita no programa foi de grande importância para o andamento do projeto neste ano, garantindo assim a otimização do processo de construção da aeronave, validando a construção do avião PK-14, seguindo o processo construtivo que foi otimizado pelo estudo realizado por integrantes da Equipe Kamikase e o aluno da área do mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Software ARENA e conseguindo, assim, obter resultados muito satisfatórios para o desenvolvimento do conhecimento de técnicas sobre o processo de construção de futuros projetos de Aerodesign, além de reduzir 40% de tempo ocioso e de pessoal para as atividades da construção, gerando um controle também dos gastos de materiais utilizados na fabricação da aeronave.
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