OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO CONSTRUTIVO DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO POR SIMULAÇÃO NO PROGRAMA ARENA.

GUILHERME MATEUS FLESCH, PEDRO AUGUSTO ZANATTA DOS PASSOS, FABRICIO ANTONIO EGERT, JULIO EDUARDO FORSTER

Resumo


Introdução:240Este trabalho aborda os estudos realizados no Programa Rockwell Software ARENA para a otimização do processo construtivo de um Veículo Aéreo Cargueiro, Não Tripulado e Rádiocontrolado para competição.240Objetivo: O trabalho apresentado neste resumo tem como principal objetivo garantir o estudo de otimização de todo o planejamento do processo construtivo de um Veiculo Aéreo Não Tripulado, Cargueiro e Radiocontrolado para competição. Utilizou-se o Programa Rockwell Software ARENA para mapear e simular todo o planejamento do processo construtivo da aeronave, visando à redução de tempo na construção e o melhor aproveitamento dos integrantes responsáveis.240Metodologia: Para iniciar a melhoria realizaram-se estudos detalhados em projetos de anos anteriores da Equipe Kamikase - UNISC, que constrói anualmente uma aeronave radiocontrolada para competição SAE Brasil que ocorre em São José dos Campos-SP, sendo o objetivo desta aeronave aumentar a eficiência estrutural, isto é, carregar o máximo de carga útil com o menor peso vazio possível, sem afetar a resistência estrutural da aeronave, possibilitando assim a competitividade da equipe. Foram descritas todas as atividades do processo construtivo da aeronave, detalhando, junto ao software, o número de mecânicos responsáveis por cada atividade, o nível de conhecimento que se espera e o tempo que deve ser dedicado a cada atividade do processo construtivo da aeronave, definindo assim a ordem em que cada uma delas deve ocorrer. Após serem definidas as atividades que devem ser relacionadas à área construtiva incluíram-se as tarefas no software ARENA para melhor planejamento da construção, seguindo e comparando o MS Project com todas as atividades descritas com seus tempos, restrições e pessoal responsável de cada atividade.240Resultados: A partir da inclusão das atividades relacionadas ao processo construtivo, realizaram-se diversos testes no programa para verificar quais eram as variáveis que influenciavam no aumento do tempo do processo de fabricação de uma aeronave, tentando diminuir assim o tempo de construção e o ocioso dos integrantes responsáveis pela área construtiva da aeronave, direcionando cada membro da equipe para a função que melhor corresponde, tanto aos seus conhecimentos técnicos como os práticos. Para obter uma comparação de maneira correta, entre os resultados teóricos e os práticos obtidos realizaram-se verificações de tempo detalhado de240cada etapa do processo de construção, conforme planejado por integrantes da equipe, responsáveis por essa área do projeto, avaliando, assim, os resultados obtidos para240serem avaliados posteriormente.240Conclusão: Concluíu-se com esse estudo que a simulação feita no programa foi de grande importância para o andamento do projeto neste ano, garantindo assim a otimização do processo de construção da aeronave, validando a construção do avião PK-14, seguindo o processo construtivo que foi otimizado pelo estudo realizado por integrantes da Equipe Kamikase e o aluno da área do mestrado da Universidade de Santa Cruz do Sul, juntamente com o Software ARENA e conseguindo, assim, obter resultados muito satisfatórios para o desenvolvimento do conhecimento de técnicas sobre o processo de construção de futuros projetos de Aerodesign, além de reduzir 40% de tempo ocioso e de pessoal para as atividades da construção, gerando um controle também dos gastos de materiais utilizados na fabricação da aeronave.


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