INFORMÁTICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

EMERSON MARCOS POZZOBON, GUSTAVO MIGUEL HECK, JANAINA LOPES DIAS , CRISTIAN SEHNEM, VIVIANE MULLER LAWISCH ALVES

Resumo


Em 2013,240o projeto 223Informática para Pessoas com Deficiência Visual224,240na sua primeira edição, apresentou240resultados e aprendizados240tão positivos que240rendeu aos envolvidos240a premiação240de Honra ao Mérito240no240IV Salão de Ensino e240de240Extensão240e no XIX240Seminário de Iniciação Científica.240Em2402014,240o projeto240mantém os objetivos de240oportunizar240o uso240da informática às240pessoas com visão residual ou total, através de um software leitor de tela240gratuito,240o NonVisual Desktop Acess (NVDA),240com vistas à inclusão240nos mais diversos segmentos da sociedade,240bem como240abrir240os olhos da comunidade acadêmica para este público e seus recursos tecnológicos.240Nesta segunda edição,240além de uma turma de nível básico,240há240também uma240turma240de nível240intermediário,240assessoradas por240quatro bolsistas, dois deles voluntários.240As aulas240iniciaram240no dia2405 de maio, em um laboratório240de informática240do Bloco 17240da240UNISC, sendo as aulas do nível intermediário nas segundas e quintas (para os alunos da 1ª edição do projeto)240e as aulas do nível básico nas terças e quartas (para alunos com pouco ou nenhum conhecimento em informática).240A carga horária anual é de240180 horas240por turm,240e cada turma240tem, no máximo, 10 alunos240para o melhor atendimento e acompanhamento individual.240Na primeira semana, é feita uma prática de orientação e mobilidade dentro do espaço de aula e arredores, visando à máxima autonomia dos alunos. Dos conteúdos, o240nível básico240deu ênfase ao reconhecimento do teclado,240digitação a partir de teclas referenciais240(223f224 para a mão esquerda e 223j224 para a direita), escrita de240palavras e frases em níveis crescentes de complexidade240e uso de teclas de atalho. Conhecido o teclado,240passou-se para240a exploração240do painel de controle do NVDA,240da240área de trabalho e da internet, com ênfase ao240Facebook,240por ser240este atraente240e interativo para o aluno. Já no nível intermediário240foi inicialmente feita uma revisão dos conteúdos240da primeira edição do projeto, passando-se após para240novas ferramentas como o240Skype, acesso aos e-mails,240Excel, impressão,240digitalização de documentos, uso de nuvens,240etc.240Neste nível,240os alunos, muitos deles usando seus notebooks nas aulas,240trouxeram240dúvidas e curiosidades
extras a partir de240suas próprias experiências 240com o computador e a internet. Aprender a usar o computador, atualmente,240é uma atividade240essencial240e que240deve ser oportunizada a todos. E, no presente projeto,240isto está240estimulando e desafiando estes alunos, bem como bolsistas e coordenação.240Ao ver um aluno que, no início tinha medo de perguntar ou até mesmo de estragar o computador,240adquirir240movimentos240seguros e certeiros na
digitação é imensurável.


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