VALORIZAÇÃO DO ESTUDO ATRAVÉS DE CONTA DE E-MAIL: INTERVENÇÕES DO SUBPROJETO DE INFORMÁTICA 226 PIBID 226 UNISC

ERILDA DE OLIVEIRA SIEBENEICHLER, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


As atividades na escola proporcionadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência 226 PIBID - UNISC têm o objetivo de somar estudos acadêmicos com conhecimentos práticos aos alunos da Licenciatura em Computação. Outro objetivo é auxiliar na educação dos alunos na escola, neste caso, estudantes que pertencem aos anos iniciais do Ensino Fundamental. As atividades contam com intervenções junto às turmas que frequentam o Laboratório de Informática da escola EEEB Estado de Goiás, de Santa Cruz do Sul. A metodologia disponibiliza atividades, através de uma conta de e-mail criada em serviço gratuito de correio eletrônico do Google, o Gmail. Apesar de o serviço parecer estar ultrapassado perante tantas outras redes sociais online, ainda é um comunicador que oferece inúmeras vantagens, devido ao caráter de exclusividade e segurança que encerra. O Gmail oferece bate-papo online integrado, pode ser separado por mensagens e por assuntos com marcadores; é mais rápido devido a sua interface simples podendo ser redirecionado ao Googledocs (ambiente para armazenamento gratuito de arquivos de texto). Orientados através do e-mail, os estudantes utilizam diversas ferramentas de edição de texto e apresentação, páginas com enfoque educativo e de incentivo ao aprendizado escolar. O Gmail oferece, ainda, um antispam (e-mails com conteúdo indesejado ou duvidosos que podem conter vírus), com alto grau de eficiência, prevenindo problemas de ordem técnica. Esta metodologia caracteriza um Material Educacional Didático Digital 226 MEDD - que orienta os estudantes a acessarem jogos sérios e conteúdos que enfocam temas abordados em aula. Canaliza a atenção dos estudantes para as atividades propostas e evita a navegação desorientada. Os estudantes têm acesso a conteúdos concomitantes aos que vêm desenvolvendo em sala de aula, a título de ampliar conhecimentos e revisão para avalições. Os estudantes têm demonstrado excelente patamar de envolvimento, resultados de aprendizado e gostam muito das atividades. Ficam ansiosos querendo aproveitar os momentos das aulas que passam depressa. O total de estudantes atendidos soma 126. Outro fator que implica no sucesso é que, durante o aprendizado dos estudantes da escola, os professores regulares também possuem a oportunidade de aprender a integrar as tecnologias digitais ao cotidiano da sala de aula. Para os estudantes da Licenciatura em Computação, a experiência oportuniza reafirmar os preceitos de uma docência pautada na seriedade do planejamento das aulas e na escolha de recursos tecnologicamente adequados à escola de Educação Básica.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.