O USO DO BRAÇO DE ALAVANCA DENTRO DO SUBSISTEMA DE FREIO AUTOMOBILÍSTICO

GABRIEL RAMIRES PEIXOTO REIS, LAURA LAU GUTERRES, MAIQUEL LUAN WEISE, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO, FERNANDO SANSONE DE CARVALHO

Resumo


O subsistema de freio de um automóvel é uma das partes fundamentais de um veículo, pois permite seu uso adequado e seguro em condições de tráfego em ruas, estradas, competições esportivas e implementos agrícolas. Em linhas gerais, um sistema de freio deve cumprir tarefas básicas como: reduzir a qualquer momento a velocidade do veículo em movimento, aumentando a taxa de desaceleração do mesmo; parar o veículo completamente em qualquer situação; manter a velocidade do veículo, impedindo a aceleração não desejada durante o seu trajeto em um declive ou aclive; manter o veículo estacionado quando este está completamente parado, estando ele na horizontal ou em um plano inclinado; garantir o pleno funcionamento mesmo com uso continuo e frequente. Na competição que a Equipe BAJA de Galpão 226 UNISC participa, promovida pela SAE Brasil, existem varias provas dinâmicas especificas e uma delas é a prova chamada de 223Demonstração da Capacidade de Frenagem224. O objetivo dessa prova é avaliar a eficiência do subsistema de freio do veículo, em que um piloto da Equipe deverá operar o veículo acelerando-o dentro de um espaço demarcado até alta velocidade e aplicar o freio bruscamente de modo a travar as quatro rodas. O travar das quatro rodas é o objetivo principal da prova, pois assim os juízes conseguem verificar a eficiência do subsistema. Para alcançar este objetivo, a Equipe deve respeitar as regras do regulamento da competição, onde é mencionado que o carro deve estar equipado com um sistema hidráulico de travagem, utilizando-se um cilindro-mestre de duplo acionamento que atue em todas as rodas e que seja operado por um único pé. Mas a força máxima que um único pé humano pode aplicar não é suficiente para gerar a pressão que o sistema de freio necessita para travar as quatro rodas e é nesse momento que é utilizado o braço de alavanca para multiplicar essa força. Seguindo normas de conforto, o ocupante não deve aplicar uma força maior do que quinhentos Newton e essa força deve ser suficiente para geral a pressão que o sistema necessita. Mas, por exemplo, o veiculo deste projeto necessita que uma força de aproximadamente quatro mil Newton seja aplicada no cilindro-mestre para gerar a pressão total projetada que faça com que as pastilhas, ao entrarem em contato com o disco, desacelerem o veiculo até atingir completamente o estado estático. Então os quinhentos Newton que o piloto aplica na ponta do pedal deve ser multiplicado por oito, neste caso, para, no final, gerar a pressão necessária. Isso se consegue utilizando o principio de alavancas, comumente chamados de braço de alavanca.


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