RUMOS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR: AÇÕES DA PSICOLOGIA

MARIANA KRISTOSCH DOS SANTOS, VIVIANE VIANA DO AMARAL, JULIANE PEDROSO, CÁSSIA ANDRADA DE AULA

Resumo


O Projeto de extensão Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho foi criado em 2013, com o objetivo de aproximar a Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC das Escolas Públicas de periferia do município de Santa Cruz do Sul, nas quais há uma concentração de alunos em situação de vulnerabilidade social, para estabelecer um processo de busca ativa de estudantes com perfil para ingressar no ensino superior através do Programa Universidade para Todos - PROUNI. As ações do projeto são executadas pelo Programa UNISC-Escola em parceria com setores da Instituição, estudantes e professores dos Cursos de Graduação. Após a realização de duas edições, algumas considerações foram importantes para o planejamento estratégico de abordagens das oficinas e novas formas de intervenção nas escolas. Na primeira edição, em 2013, foram atendidos alunos de turmas de 3º ano do ensino médio. As oficinas foram planejadas para instrumentalizá-los sobre as formas de acesso ao ensino superior. Durante esse processo percebeu-se a necessidade de atender também as turmas de 1º e 2º anos, pois havia uma grande evasão destes alunos devido a diversas questões sociais. Na 2ª e 3ª edições, as ações foram ampliadas e focadas nos três anos do ensino médio. Outra necessidade identificada se refere à articulação de áreas distintas para a realização das oficinas, visto que o trabalho com adolescentes e jovens requer um olhar atento para as especificidades desse público. As bolsistas de Psicologia focalizam suas atuações direcionadas às turmas de 1° e 2° ano, de três escolas públicas de Santa Cruz do Sul. Em tais turmas, as oficinas realizadas abrangem temáticas que englobam desde a apresentação do projeto, como atividades que possibilitem reflexões, dos próprios alunos, em direção às expectativas de futuro e aspectos profissionais. O objetivo principal das atividades liga-se a uma produção de sentido no estudar, e, com isso, motivar ideias, nos próprios alunos, sobre o que desejam fazer profissionalmente, considerando o que lhes identificam, o que lhes causam impulso em seguir em frente, rumo aos seus sonhos, como também, uma autopercepção na qual eles se vejam como autores de suas próprias vidas, podendo assim, reconhecer seus potenciais, gostos, habilidades e também, ou principalmente, o que os fazem felizes. As oficinas têm sido pensadas e estruturadas conforme a percepção diante da realidade de cada escola e no meio em que está inserida. Com isso, pensou-se em tornar o aluno participante, coautor destas dinâmicas, sendo que na primeira oficina em cada turma, além da apresentação do projeto e criação de vínculo, foram realizados levantamentos de informações dos alunos, em uma ficha cadastral e, também, apresentada a possibilidade de escolha sobre as próximas atividades que serão desenvolvidas em suas turmas. As oficinas ainda terão continuidade até o fim de 2015. Como bolsistas, percebemos que esta ação não somente resulta em grande experiência a nós, acadêmicos, por nos possibilitar um campo de prática, rico de interações, compreensões e aprendizado, mas também é por nós avaliado como sendo uma ação de humanização na qual oferecemos aos alunos uma esperança de futuro, um olhar de motivação, um reconhecimento do quanto podem e são capazes de ser autores ativos de suas próprias vidas.

Palavras-Chave: Extensão Universitária. Intervenção. Psicologia.


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