INTERVENÇÃO DOS PROFESSORES NA VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA PESQUISA REALIZADA COM ESCOLARES DO 6º AO 9º ANO NO MUNICÍPIO DE NOVO CABRAIS - RS

HELOISA ELESBAO, SANDRA MARA MAYER

Resumo


Introdução: A violência escolar, embora não seja um problema recente, é um tema atual. Atos agressivos se transformaram aos poucos, em um grave problema social, com grandes reflexos desde os primeiros anos escolares. Muitas vezes esses atos agressivos ocorrem de maneira repetitiva e cruel, caracterizando o bullying que pode ocorrer tanto de maneira física como verbal, visando denegrir a imagem da vítima. Com base nisso, há uma grande necessidade da intervenção de todos os setores da escola, principalmente por parte dos professores, que possuem um maior contato com os alunos, a fim de serem realizadas ações para a prevenção e diminuição dos atos agressivos, sejam eles repetitivos ou não. Objetivos: Verificar se os professores intervêm durante a ocorrência das agressões; Identificar se os professores realizam ações, a fim de evitar a violência escolar. Metodologia: Estudo de caráter descritivo-exploratório, com dados coletados através do questionário de Olweus, adaptado por Mayer, no período de maio a junho de 2015. A amostra é composta por 165 alunos, sendo 97 do sexo masculino e 68 do sexo feminino, com idade entre 10 e 17 anos, de toda a rede pública estadual e municipal do município de Novo Cabrais - RS. Os dados coletados foram analisados através do programa estatístico SPSS 23.0, (IBM, Armonk, NY, USA), sendo apresentados em frequência e percentual. Resultados: Os dados nos mostram que 75, 2% dos alunos dizem não saber quantas vezes os professores tentaram impedir meninos e meninas de agredirem uns aos outros; 9, 7% dizem que a intervenção ocorreu uma vez; e 13, 3% dizem que os professores intervieram muitas vezes. Os alunos agressores em sua maioria (9, 7%) relatam que os professores falaram com eles após terem realizado as agressões; 8, 5% afirmam que o professor não ficou sabendo da agressão realizada; e 3, 0% dizem que o professor não falou com os mesmos sobre sua atitude. Conclusão: O presente estudo identificou que os professores atuantes do 6º ao 9º ano no município de Novo Cabrais costumam intervir nas agressões realizadas, porém um grande número de alunos não sabe relatar quantas vezes os mesmos intervieram. Além disso, na maioria das vezes em que os professores ficaram sabendo das agressões, realizaram ações, a fim de prevenir futuros casos e reduzir os índices de violência escolar. Com base nisso, verifica-se que a melhor maneira para se solucionar este problema se dá através da educação, sendo necessário trabalhar em conjunto com todos os setores da escola, para, assim, ser construído ao longo do tempo um ambiente escolar que consiga respeitar opiniões e ideias, dando ênfase ao diálogo na resolução dos problemas. Além disso, deve-se incentivar os alunos a informarem os casos de agressões, como também estimular lideranças positivas entre eles, a fim de reduzir a violência, desenvolvendo ações voltadas à integração dos alunos, como palestras, gincanas e a prática de atividades físicas.


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