PEQUENOS CIENTISTAS: UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM CRIANÇAS DE DOIS ANOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SUSANA BEATRIZ FERNANDES, JENIFER ELIS SCHROEDER DE LARA DE FREITAS

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente texto relata experiências ocorridas durante a realização do estágio na Educação Infantil, com uma turma de crianças de dois anos, de uma escola municipal de Educação Infantil, situada no município de Vera Cruz, durante os meses de maio e junho de 2015. OBJETIVOS: A prática docente desenvolvida neste estágio teve como objetivo principal oportunizar às crianças vivências e experiências com diferentes materiais e linguagens, em consonância com o que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010). A partir desta perspectiva as atividades propostas às crianças tinham por objetivo provocá-las, através de interações e brincadeiras, a fazerem descobertas e aprendizagens, respeitando e incentivando a curiosidade e a postura investigativa por elas apresentada. METODOLOGIA: A partir da observação e do registro do cotidiano das crianças, realizada durante uma semana, organizei o projeto "Pequenos cientistas: explorando o mundo que nos cerca". A estratégia principal do projeto foi a reorganização do espaço da sala da turma, com a inserção de canções e materiais que não faziam parte do cotidiano das crianças. A intenção era ofertar a elas um ambiente acolhedor, interessante e desafiador. Com as canções e a organização dos brinquedos e materiais ao alcance de todas as crianças, as mesmas poderiam escolher com o que brincar, sem serem obrigadas a participar de uma atividade específica, proposta pela professora. A ideia era possibilitar que elas exercessem de fato sua autonomia. PRINCIPAIS RESULTADOS: Foi possível perceber durante a prática docente um grande interesse das crianças em interagir com 'novos' materiais e brinquedos. Demonstraram também muita vontade de participar das atividades e brincadeiras propostas. Curiosas, no decorrer da prática, ao me verem chegar à escola, iam ao meu encontro e questionavam sobre o que iriamos fazer naquele dia. A reorganização do espaço da sala modificou o cotidiano das crianças, tendo em vista que permitiu a elas fazerem escolhas o que antes não era permitido. CONCLUSÕES DO TRABALHO: Pude constatar nesta experiência docente, com crianças de dois anos, que elas são extremamente curiosas, ativas e capazes. Sabem fazer escolhas e manusear diferentes materiais. Respondem com interesse as propostas, são afetuosas e sensíveis às ações e atitudes dos adultos. Para que as crianças se desenvolvam e tenham experiências positivas na educação infantil é fundamental que o espaço e o tempo da escola sejam organizados para atender a suas necessidades e interesses, bem como as desafiem a fazerem novas e importantes descobertas. Contudo, foi maravilhoso ver as expressões e descobertas feitas pelas crianças, compreendendo, com isso, que a minha experiência com elas fez diferença na minha vida, pois não sou a mesma após conhecê-las.

PALAVRAS-CHAVE: educação infantil, criança, docência, espaço, autonomia.


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