OFICINAS DE ALFABETIZAÇÃO

MYSHELLE DAYANE DA SILVA, NEUSA MARLETI MATTHEIS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Neste resumo apresentamos as Oficinas de Alfabetização, nas quais trabalhamos com alunos do 1° e 2° ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, localizada no bairro Bom Jesus em Santa Cruz do Sul. Esta é uma atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC do Subprojeto 1 Pedagogia. OBJETIVOS: Nosso objetivo é auxiliar na alfabetização para que os alunos aprendam a ler e escrever, conseguindo enfrentar as dificuldades encontradas na sala de aula. METODOLOGIA: As oficinas foram planejadas para acontecerem nas tardes de segunda-feira no primeiro semestre de 2015, com 10 alunos do 1º ano e 10 alunos do 2º ano. Realizamos primeiramente atividades sobre o reconhecimento das letras do alfabeto. Para que isso pudesse ser possível trabalhamos com atividades como o bingo das letras, entre outros. Com o 1º ano usamos o caça - palavras para que os alunos pudessem identificar e reconhecer as letras formando palavras. Realizamos a escrita de palavras a partir de diversas imagens, trabalhamos com jogos da memória, tentando sempre desenvolver atividades nas quais os alunos pudessem ter contato com as palavras. Com o 2º ano criamos um dicionário de figuras e palavras no qual conseguimos trabalhar com o recorte e construção e leitura de diversas palavras. Também trabalhamos com jogos de memória nos quais os alunos necessitaram fazer a leitura das palavras. RESULTADOS: Percebemos que há necessidade de trabalhar a identificação do alfabeto, nas ações didático-pedagógicas, com o 1º ano, pois os alunos ainda não reconhecem todas as letras. Com o 2º ano estamos muito satisfeitas, pois é uma turma que já nos mostra um grande desenvolvimento em relação à identificação das letras do alfabeto. Alguns já leem, porém ainda necessitam intensificar a leitura. A participação dos alunos tem sido constante e entusiasmada. Notamos que ficam satisfeitos quando conseguem realizar as atividades propostas e saem felizes por estarem aprendendo. Em relação aos jogos, ficam eufóricos, querendo aprender cada vez mais. CONCLUSÃO: Continuaremos investigando os avanços no processo de alfabetização e planejando alternativas que modifiquem de modo significativo a condição de cada aluno que frequenta o encontro das Oficinas de Alfabetização. Para nós tem sido uma experiência de muitas aprendizagens complementares à nossa formação inicial. Constituímo-nos professores na formação pela graduação, nas experiências enquanto bolsistas, e nas leituras do dia a dia.

Palavras-chave: Alfabetização - Atividades - Ações didática e pedagógicas - Oficina


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