LABORATÓRIO DE PRÁTICAS SOCIAIS, VIVÊNCIAS E PROJETOS: AUTOESTIMA, PERSPECTIVA DE VIDA, EVASÃO ESCOLAR.

EDUARDO STEINDORF SARAIVA, ANGELA TERESINHA DAPONT, MARCELLA DE MORAES BECKER

Resumo


Introdução: O Laboratório de Práticas Sociais - LAPS visa fomentar a articulação de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a intervenção da psicologia em organizações sociais diversas, tais como: escolas, empresas, órgãos públicos, organizações não governamentais, sindicatos e associações, etc. O LAPS busca proporcionar aos acadêmicos espaços de aprendizagem e intervenção técnica onde esteja presente a atuação interdisciplinar e multiprofissional, voltada para o desenvolvimento da comunidade. A atuação do LAPS dá-se através de projetos específicos de intervenção desenvolvidos em parceria e a partir de articulações com as organizações junto com as quais as atividades são realizadas. O LAPS é coordenado pelo Dr. Eduardo Steindorf Saraiva, professor do Departamento de Psicologia, desenvolvendo ações de pesquisa, ensino e extensão, juntamente com alunos bolsistas, estagiários e voluntários. Objetivo: Dentre as atividades desenvolvidas pelo LAPS, podemos citar o projeto Roda de conversa com os alunos, sobre autoestima, perspectiva de vida, evasão escolar com o intuito de contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão desses temas, pois os alunos da Educação de Jovens e Adultos trazem em sua história de vida vivências de preconceito, discriminação, exclusão, descrédito, baixa autoestima. Buscam muitas vezes no contexto da Educação de Jovens e Adultos se libertar desses paradigmas que assombram suas vidas, buscam mudar suas histórias ou então reescrevê-las de alguma forma. Trazem consigo expectativas e sonhos a serem alcançados. O objetivo do trabalho é estimular a autonomia e proporcionar recursos para que os estudantes lutem por seu espaço dentro da sociedade, que possam participar ativamente do meio em que estão inseridos, tendo condições de opinar e sugerir mudanças e melhorias. Metodologia: são discussões realizadas a partir de estudos de material bibliográfico pesquisado desses temas. Após apropriar-se dos conteúdos, se propõe momentos para discutir com os alunos os temas. Resultado: A discussão sobre os temas auxiliou os alunos a terem um melhor entendimento sobre as temáticas, e fazendo-os pensar em como estão participando das decisões da sua comunidade, de que forma podem se sentir mais motivados para buscarem alcançar seus objetivos, que são sujeitos de valor, buscando dar autonomia para esses sujeitos. Conclusão: Trazer para discussão esses temas com os alunos é de suma importância para auxiliá-los a se libertarem da herança de uma sociedade profundamente desigual e discriminatória, que é um direito que eles têm de participar das decisões sociais e poder questionar o que é melhor para si, que a decisão sobre sua vida não cabe aos outros. Referências: ARROYO, Miguel; CALDART, Roseli; MOLINA, Mônica (orgs).Por uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar: A ação psicopedagógica na escola. Curitiba: Expoente, 2001. BORGES, Liana e BRANDÃO, Sérgio Vieira (orgs.). Diálogos com Paulo Freire: teoria e praticas de educação popular. Tramandaí, RS: ISIS, 2005. BRASIL. Ministério da Saúde. (2004). Saúde mental no SUS: Os Centros de Atenção Psicossocial. Recuperado em setembro de 2007, de LILACS.


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