ALFABETIZAÇÃO: UM NOVO MÉTODO DE COMUNICAÇÃO

CLARISSA BERTÓ ACHADO, CARLA LAVÍNIA PACHECO DA OSA, HELGA HAAS

Resumo


ALFABETIZAÇÃO: UM NOVO MÉTODO DE COMUNICAÇÃO

Clarissa Bertó Machado

clarissa@mx2.unisc.br

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

Helga Haas

helga@unisc.br

INTRODUÇÃO: Este resumo descreve as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul, na modalidade de docência assistida (monitoria), realizada com 12 crianças do 1º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, no município de Santa Cruz do Sul durante 2015/1. OBJETIVOS: O principal objetivo é auxiliar a professora titular na construção da palavra e da escrita no processo de alfabetização inicial. A monitoria também oportuniza o desenvolvimento, visando adquirir experiências na área da alfabetização, contrapondo com os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica, aproximando estes conhecimentos com a realidade. METODOLOGIA: O desenvolvimento de docência assistida teve início no primeiro semestre do corrente ano e resultou de uma combinação com a professora titular da turma, juntamente com os professores orientadores do PIBID (escola). Com o auxílio da professora titular, realizamos as testagens para verificar quais as necessidades que as crianças apresentavam e, assim, observamos que sete crianças eram pré-silábicas e cinco, silábicas. Assim, foram planejadas atividades que auxiliassem nesse processo, entre elas jogos, adivinhas e contação de história, esta por parte das professoras e, em alguns momentos, as crianças também a faziam. Os jogos são utilizados na sala, não somente para a alfabetização, como também para a troca de ideias e para que se relacionem com todos os colegas buscando assim o desenvolvimento e trocas de conhecimento. Através dessas ações, em que o professor e criança trocam essas experiências, estamos permitindo o aprendizado professor aluno/ aluno professor. RESULTADOS: As crianças já demonstraram um crescimento em relação à construção de sua autonomia e do seu aprendizado no reconhecimento de letras e números, demonstram noções de espaços e desenvolveram o gosto por saber ler e escrever determinadas palavras, principalmente palavras novas, além de apresentar interesse em ajudar o colega do grupo que ainda não consegue identificar letras, palavras e números. CONCLUSÃO: A docência assistida pode me proporcionar o contato direto com as crianças durante todo o período da aula, além de ter a oportunidade de conhecer e reconhecer suas necessidades nesse período da alfabetização. Como bolsista, posso ser coprotagonista no planejamento das aulas e na construção de atividades e metodologias a serem desenvolvidas juntamente com a professora, com a qual trocamos ideias e desenvolvemos as atividades em parceria. Acredito que com tudo isso, estou ajudando a envolver as crianças em atividades prazerosas de linguagem escrita, contribuindo para que elas aprendam a ler e a escrever. Sabendo que os resultados aparecerão com o tempo, que as crianças precisam de tempo para aprender e que a problematização da aprendizagem precisa estar presente no cotidiano das aulas, a implantação do jogo nas atividades é uma parte muito importante no desenvolvimento das crianças, pois através dele a criança desenvolve diversas capacidades e habilidades, auxiliando assim na sua aprendizagem.

Palavras - chave: Alfabetização- Docência assistida- Processo- Aprendizado

Instituição: Unisc - Santa Cruz do Sul/RS.


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