ERA UMA VEZ...

CARLOS HENRIQUE WESTER SOUZA, ELAINE TEREZINHA MEALHO, JENIFER ELIS SCHROEDER DE LARA DE FREITAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: Apresenta-se a partir deste, relatos de experiências que aconteceram através da oficina "Hora do Conto", desenvolvida pelos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de Santa Cruz do Sul, Subprojeto 1 - Pedagogia na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem, situada na rua Professor José Ferrugem, número 115, no bairro Renascença, na cidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul, durante o ano de 2014, com turmas da pré-escola ao 4º ano do Ensino Fundamental. OBJETIVOS: As oficinas denominadas por "Hora do Conto" tiveram como objetivo provocar o gosto pela leitura, compreendendo que essa envolve sentimentos e emoções, desencadeiam o prazer em aprender, em ler, provocando a construção de uma percepção crítica e um olhar sensível para perceber o mundo que cerca a criança e, assim, proporciona a construção de novos conhecimentos. METODOLOGIA: A "Hora do Conto" foi um momento de contação de histórias, que aconteceu na própria sala de aula das turmas, em um período planejado pela professora titular. Os livros utilizados para esses momentos foram cuidadosamente escolhidos pelos bolsistas. Os eleitos foram aqueles cujo conteúdo atendesse a certos requisitos, dentre eles, que trouxessem uma visão e uma leitura de mundo que se identificassem com as da criança e que, de certa forma, as desconcertassem em relação a sua visão, proporcionando novas possibilidades de olhares. Houve também cuidado em relação à escolha da editora e dos autores dos livros. Buscou-se trazer o maravilhoso para a sala de aula, proporcionando para as crianças vivências e experiências dessas sensações, compreendendo que as mesmas são peças chaves para o imaginário da criança. Além disso, as contações foram organizadas com diferentes gêneros textuais (as narrativas, a poética, prosas e parlendas, entre outros) para que a criança tivesse contato com os mais variados possíveis. Para esses momentos, usamos fantoches, realizamos encenações, observamos entonação de voz, entre outros. RESULTADOS: Com a realização do trabalho, percebemos o surgimento do apreço das crianças em relação às contações, bem como em relação aos livros e à leitura. Foi notável o prazer e o carinho das crianças ao receber os bolsistas em suas salas no momento da Hora do Conto. CONCLUSÕES: Compreendemos a importância da inserção da literatura como auxiliadora no processo de aprendizagem, pois a mesma é uma ferramenta que provoca o aluno a imaginar, refletir, criar e assim produzir cultura.

Palavras-chave: Hora de conto, leitura, aprendizagem, imaginário e experiências.

Instituição: Unisc - Santa Cruz do Sul/RS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.