A HORA DO CONTO: A LEITURA COMO AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ELAINE TEREZINHA MEALHO, JENIFER ELIS SCHROEDER DE LARA DE FREITAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente resumo tem como objetivo relatar as experiências de atividades através da oficina "Hora do Conto", realizada pelas bolsistas do PIBID/Pedagogia com turmas da pré-escola ao 5º ano do Ensino Fundamental, durante o primeiro semestre do ano de 2015, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem, essa localizada na cidade de Santa Cruz do Sul/ RS. OBJETIVOS: As oficinas de contação de histórias tiveram como principal objetivo auxiliar na alfabetização e incentivar os pequenos à prática da leitura, bem como possibilitar a construção de novos conhecimentos. METODOLOGIA: A proposta de trabalho, intitulada como Hora do Conto, acontece durante um período de aula organizado pela professora titular. Esta atividade é realizada na própria sala de aula e em espaços do pátio da escola, ao ar livre. Para a escolha dos livros, foram feitos estudos e leituras prévias dos mesmos, atentando para as suas editoras, autores e ilustradores. Com isso, buscou-se trazer para as crianças leituras provocadoras, com diferentes textos, sendo parlendas, contos, poesias, trava-línguas, histórias recontando contos maravilhosos, entre outros. Ainda, para esses momentos, usou-se de recursos, como fantoches, entonação de voz, encenações, recursos midiáticos, entre outros. Após as contações, as crianças realizavam atividades relacionadas com a história, as quais tinham como intuito auxiliar na alfabetização e na construção de conhecimentos. As preferidas das crianças eram as atividades com prática de releitura da história, feita por elas próprias. RESULTADOS: Ao oportunizar o contato com a literatura, foi notável o apreço que as crianças demonstraram ao ouvir e praticar a leitura, momento em que vibravam toda vez que entrávamos em sala, o que nos deixou felizes e satisfeitas, considerando ainda que, com a oficina, o interesse das crianças pelos acervos da biblioteca aumentou. Os momentos de leitura como prática de oratória nos proporcionou perceber o nível de leitura no qual as crianças se encontravam. Percebemos a importância de dar continuidade a essa prática, bem como em planejar situações e atividades em que as crianças pudessem ser desafiadas, para, com isso, aprimorar sua leitura e, assim, seus conhecimentos. CONCLUSÕES: A atuação como bolsista de iniciação à docência nos permitiu vivenciar experiências ímpares no cotidiano escolar, experimentar a prática da docência com alunos da pré-escola ao 5º ano dos anos iniciais e compreender concretamente a importância da literatura para a aprendizagem. Essa experiência ainda contribuiu para a nossa formação acadêmica e para nossa futura atuação como docente.

Palavras-chave: Hora do conto, histórias, literatura, leitura e aprendizagem.

Instituição: Unisc - Santa Cruz do Sul/RS.


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