ALFABETIZAÇÃO COMO UMA MANEIRA LÚDICA

MAIANNA DA FONTOURA SEVERO, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


ALFABETIZAÇÃO COMO UMA MANEIRA LÚDICA

Maianna da Fontoura Severo

Maianna@mx2.unisc.br

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

Helga Haas

helga@unisc.br

INTRODUÇÃO: Este resumo descreve as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul, na modalidade de monitoria paralela com a aula, realizada com 16 alunos do 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, do município de Santa Cruz do Sul. OBJETIVOS: O principal objetivo é auxiliar a professora titular em relação ao trabalho que desenvolve com as crianças no período em que vivem seu processo de alfabetização inicial. Além disso, como bolsista, tenho a oportunidade de desenvolver práticas docentes, adquirindo experiências na área da alfabetização e contrapondo os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. METODOLOGIA: O desenvolvimento desta monitoria teve início na metade do primeiro semestre do corrente ano. Ela é resultado de uma combinação com a professora, para que eu tivesse a oportunidade de desenvolver práticas docentes com toda a turma. Primeiramente, observei a turma e realizei algumas testagem para ver qual a necessidade da mesma. Após uma conversa com a professora, percebi que algumas crianças já estavam alfabetizadas, sendo que outras ainda não identificavam a diferença entre algumas letras, escrevendo letras e números virados. Decidimos, então, trabalhar em dois grupos, sendo que nos dois primeiros períodos vou à biblioteca com as crianças que têm mais dificuldade, trabalhando com jogos pedagógicos, contação de história, enquanto a professora fica na sala com o outro grupo. RESULTADOS: As crianças já demonstraram um crescimento em relação à construção de sua autonomia no reconhecimento de letras e números. Pude perceber que, através dos jogos pedagógicos, as crianças se divertem e interagem mais com os colegas, sendo que têm que aprender a esperar a sua vez para jogar. Também percebi que as crianças melhoraram sua escrita, além de ajudar os colegas do grupo que estão com dificuldade de escrever determinadas palavras. CONCLUSÃO: A monitoria pode me proporcionar o contato direto com as crianças durante todo o período da aula, pois foi a primeira vez que entrei em uma sala de aula nos anos iniciais. Tive a oportunidade de reconhecer suas necessidades nesse período de alfabetização, assim como também estou aprendendo muito com a professora da turma. Como bolsista, pude ser protagonista no planejamento das aulas e na construção de atividades e metodologias a serem desenvolvidas. Acredito que com tudo isso estou envolvendo as crianças em atividades lúdicas de linguagem escrita, contribuindo para que possam aprender a ler. Sei que os resu


Apontamentos

  • Não há apontamentos.