A ORGANIZAÇÃO DE TURMAS MULTIETÁRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DA NECESSIDADE À INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA.

Susana Beatriz Fernandes, ANA TAIS RABUSKE

Resumo


INTRODUÇÃO: Esta pesquisa investigou escolas de Educação Infantil Multietárias, as quais se caracterizam por organizar suas turmas com crianças de diferentes faixas etárias na mesma sala. Com a ascensão da escola moderna, surgiu também a necessidade de separar os alunos em turmas de acordo com a idade, pois acreditava-se que crianças da mesma idade tinham o mesmo processo e o mesmo ritmo de desenvolvimento e aprendizagem e que, portanto, a organização de turmas homogêneas facilitaria o controle sobre o processo de aprendizagem das crianças. Com isso, as escolas passaram a se diferenciar da sociedade em geral, pois fora do contexto escolar as mesmas convivem e aprendem com pessoas de diferentes idades. OBJETIVOS: O objetivo principal deste estudo foi investigar quais seriam os benefícios que a organização de turmas multietárias trazem para as crianças da Educação Infantil. Também buscou-se compreender e analisar as relações entre crianças de idades diferentes, as interações, e as aprendizagens das crianças pequenas organizadas em contextos multietários. METODOLOGIA: Buscando responder às questões deste estudo, foi realizada pesquisa bibliográfica tendo como referência autores como Prado (2006), Oliveira (2001) e Allebrandt (2011). Também foram aplicadas entrevistas com uma Orientadora Educacional e uma Coordenadora Pedagógica, de duas escolas organizadas por turmas multietárias. RESULTADOS: A pesquisa evidenciou que as escolas investigadas, embora fundamentem de forma diferente suas experiências de organização de turmas multietárias na Educação Infantil, apresentam pontos comuns. Estas escolas se fundamentam na ideia de que inúmeras aprendizagens, experiências e interações são proporcionadas às crianças na proposta da multietariedade. Além disso, elas demonstram que um grupo heterogêneo amplia, potencialmente, as oportunidades de realização de aprendizagens significativas pelas crianças, tendo em vista, que cada uma delas apresenta condições particulares de experimentar e aprender. Assim, percebeu-se que as escolas investigadas estão buscando romper com alguns paradigmas da seriação, como a padronização, a hierarquização, a classificação e a distribuição das crianças por idade. CONCLUSÃO: A partir desta investigação, foi possível constatar que a proposta da multietariedade busca deixar de lado a ideia de ver as crianças como seres, unicamente biológicos, que percorrem etapas definidas pela idade, ao mesmo tempo em que elas têm a possibilidade de aprender, umas com as outras, nas trocas de experiências e informações a partir das ricas interações que elas estabelecem, expandido as possibilidades das produções coletivas. Com a realização deste estudo, foi possível compreender parte dos motivos que levam as escolas a organizar suas turmas de educação Infantil com a proposta multietária e como esta organização favorece as aprendizagens das crianças.


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