O USO DO "JOGO DE BOLICHE" COMO TECNOLOGIA ASSISTIVA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA MEDIAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE CONTEÚDOS DE HISTÓRIA FRENTE A APRENDIZES COM DEFICIÊNCIA VISUAL (BAIXA-VISÃO)

CLEIDI LOVATTO PIRES, CRISTINA EBERT, FABIELE MONTE BLANCO DINIZ, MARCIA CRISTINA KAEFFER

Resumo


A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento caracterizada por aplicação da interdisciplinaridade englobando inúmeros recursos, ferramentas e metodologias capazes de auxiliar no ensino e aprendizagem, promovendo a participação efetiva de pessoas com deficiência, visando sua autonomia, qualidade de vida e inclusão social. Nesta, o professor elabora ferramentas com materiais diversos para o ensino e aprendizagem ajustando as necessidades dos educandos e oportunizando o envolvimento de todo o grupo escolar. Diante do pressuposto, evidencia-se a importância destas estratégias para o ensino de História no ambiente inclusivo. Neste contexto, o principal objetivo do presente trabalho é demonstrar a aplicabilidade de uma Tecnologia Assistiva em uma sala de aula inclusiva, integrando aprendizes com deficiência visual baixa-visão. Durante as aulas da disciplina de Educação Inclusiva, deu-se início ao processo de pesquisa bibliográfica a fim de buscar subsídios para desenvolver a ferramenta pedagógica tendo como principais referências as reflexões dos seguintes autores: Félix Dias, Miguel Bordas, Nelma Galvão, Theresinha Miranda e Elias Souza dos Santos. No decorrer da disciplina desenvolveu-se a adaptação do "Jogo de Boliche" para o ensino de História como Tecnologia Assistiva, buscando utilizar este recurso de forma lúdica para o ensino das Ciências Humanas, uma vez que o mesmo é utilizado com frequência em aulas que priorizam o raciocínio lógico. A atividade pedagógica teve como foco o ensino sobre a "Idade Média" visando desenvolver atividades que envolvam alunos apresentando deficiência visual baixa-visão em conjunto com os demais discentes. O jogo foi aplicado de maneira que possibilitou o desenvolvimento de diferentes potencialidades, envolvendo: Motivação, Organização, Prática e Reflexão dos principais conhecimentos adquiridos. A presente Tecnologia Assistiva efetivou-se junto à Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Santa Cruz do Sul, RS. Desta forma, a referida tecnologia de ensino contribui para potencializar o processo de aprendizagem relacionando a teoria com a prática de forma lúdica, visando à socialização dos aprendizes. Destaca-se ainda o envolvimento do professor para com a pesquisa, buscando por meio da interdisciplinaridade a construção de uma nova Tecnologia Assistiva no resgate de valores, formando sujeitos mais reflexivos em relação à socialização e potencialidades humanas, criando condições para que sejam cidadãos independentes, com autonomia, confiantes e conscientes de suas ações.


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