ABORDAGENS HISTÓRICAS E AMBIENTAIS EM UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O BAIRRO RENASCENÇA

ANGELICA PUNTEL, BRUNA LUCIA LAINDORF, CAROLINE HORN, DIEGO DOS SANTOS, OLGARIO PAULO VOGT

Resumo


O ensino, para que seja significativo, deve permear a realidade dos alunos, suas vivências e relações com o meio no qual estão inseridos. Partindo dessa premissa, os bolsistas atuantes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), nos subprojetos História e Biologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), se propuseram a realizar, em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Ferrugem, um documentário sobre o bairro Renascença, local em que a instituição de ensino está situada. O projeto, que se desenvolve de forma interdisciplinar, objetiva, através de um vídeo-documentário, registrar a trajetória do bairro nas perspectivas histórica e ambiental, levando em conta as modificações ocorridas desde seu surgimento até os dias atuais. O documentário está estruturado em três momentos. O primeiro aborda a história do município de Santa Cruz do Sul e seu crescimento urbano. No segundo momento, o foco é o surgimento e os principais fatos históricos do bairro Renascença, anteriormente denominado de Beco da Querosene. No terceiro momento, o conteúdo do vídeo aborda aspectos geográficos e ambientais, como o arroio Lajeado e o Cinturão Verde, que circundam o bairro. Para a elaboração do documentário, foram realizadas diversas gravações em áreas externas. Foram tomadas imagens do bairro Renascença, do Cinturão Verde, do arroio Lajeado e dos principais pontos centrais da cidade de Santa Cruz do Sul. Durante as filmagens foram consultados especialistas de diversas áreas para explanaram assuntos que estão ligados ao cotidiano dos habitantes do bairro. Destaca-se a participação de um historiador, narrando a história de Santa Cruz do Sul e seu crescimento urbano e populacional; de um botânico, relatando a importância do Cinturão Verde, relevante área de proteção ambiental que cerca o bairro; de um geógrafo, explanando a formação rochosa evidenciada na área, a qual permite a exploração de rochas; e de um biólogo, com especialização em Ciências Aquáticas, falando sobre o nível de poluição do arroio Lajeado. Além disso, foram entrevistados moradores que há mais tempo residem no bairro, os quais presenciaram as principais transformações da localidade. Houve, ainda, relatos de outros moradores que falaram sobre os pontos positivos e negativos do Renascença, destacando os maiores anseios da comunidade. Alguns dos moradores entrevistados relataram problemas referentes à infraestrutura do local, tais como saneamento básico, precariedade do sinal de telefonia e internet, e a falta de uma Escola de Educação Infantil. Observou-se uma grande preocupação da comunidade quanto aos problemas de falta de infraestrutura do bairro Renascença. Os bolsistas veem neste documentário uma forma da comunidade reivindicar melhorias para a localidade. O projeto também possibilitou uma maior aproximação com a comunidade na qual a escola está inserida. O documentário servirá, também, como instrumento didático-pedagógico no ensino de História e Biologia, pautando a preservação do patrimônio histórico e ambiental do bairro e da cidade. Ao produzir este documentário passamos a ter novas dimensões de como trabalhar com o meio no qual o aluno vive, seja dentro ou fora da sala de aula, aprimorando novas técnicas do ensino de História e Biologia.

Palavras-chave: documentário, história, ambiente, comunidade.


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