ALFABETIZAÇÃO: UM MUNDO DE DESCOBERTAS

CARINE RITIELI LOPES, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


Carine Ritieli Lopes

carinelopes@mx2.unisc.br

Carla Lavínia Pacheco da Rosa

lavinia@unisc.br

Helga Haas

helga@unisc.br

INTRODUÇÃO: Este resumo descreve as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-CAPES, Subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul, na modalidade de docência assistida em aula, realizada com 20 alunos da pré-escola da Escola Municipal São Canísio, no município de Santa Cruz do Sul, durante o primeiro semestre de 2015. OBJETIVOS: O principal objetivo é auxiliar a professora titular em relação ao trabalho que desenvolve com as crianças no período em que vivem seu processo de alfabetização inicial. Para além disso, nós bolsistas temos a oportunidade de desenvolver práticas docentes, adquirindo experiências na área da alfabetização e contrapondo os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. METODOLOGIA: O desenvolvimento da docência assistida resultou de uma combinação com a professora, para que tivéssemos a oportunidade de desenvolver nossas práticas docentes com toda a turma. Após conhecer a turma e a professora, decidimos como seria minha atuação nessa modalidade, ficando estabelecido que seriam atividades relacionadas ao conhecimento e identificação das letras, números e palavras que estão presentes no dia a dia, sendo utilizadas histórias infantis, atividade de recreação combinados com recortes, colagem, pintura, jogos de memória e quebra-cabeça, durante a atuação da professora titular em sala de aula. RESULTADOS: As crianças já demonstram crescimento em relação à construção de sua autonomia no reconhecimento de letras e números, demonstram interesse em escrever novas palavras e, além disso, apresentam interesse em ajudar o colega do grupo que ainda não consegue identificar letras e números. CONCLUSÃO: A docência assistida pode nos proporcionar o contato direto com as crianças durante o período de aula. A que realizei me oportunizou a vivência do processo de alfabetização dos alunos no seu início. Como bolsista participei do planejamento das aulas e na construção de atividades e metodologias a serem desenvolvidas, contribuindo no desenvolvimento de atividades prazerosas de linguagem escrita, de modo que as crianças aprendessem a ler e escrever. Sabemos que os resultados aparecerão com o tempo, que as crianças precisam de tempo, que a problematização da aprendizagem precisa estar presente no cotidiano das aulas para que se constitua de modo efetivo, aos poucos.

Palavras-chave: Práticas docentes- Alfabetização- Ludicidade

Instituição: Unisc- Santa Cruz do Sul/RS


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