EIXOS NORTEADORES DO LETRAMENTO: ORALIDADE, LEITURA E ESCRITA, ATRAVÉS DO LÚDICO.

CINTIA RAQUEL FIGUEIREDO GOMES, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo apresenta uma reflexão sobre as práticas desenvolvidas em 2015/1 na opção oficina de aprendizagem, realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência /PIBID/CAPES, subprojeto 1- Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC, na forma de Oficina de Letramento. OBJETIVOS: As atividades realizadas objetivam melhorar as competências no tocante à oralidade, à leitura e escrita, bem como promover o protagonismo do aluno no processo de construção do conhecimento. METODOLOGIA: A oficina acontece uma vez por semana, às terças-feiras, no turno da manhã, de forma lúdica, usando para seu planejamento ferramentas como sites de apoio, livros didáticos e recursos visuais. Os momentos lúdicos se dão através dos jogos, brincadeiras e contação de histórias, sem deixar de realizar o registro que também é importante nesse processo de construção do conhecimento. A organização do ambiente é sempre em grupos, porque as crianças têm necessidade dessa interação para potencializar as facilidades e vencer as dificuldades, em um ambiente que difere da sala de aula em que, muitas vezes, as crianças não conseguem socializar informações, pois o professor se preocupa muito em cumprir com o currículo; RESULTADOS: Percebo que essas trocas e inter-relações otimizam as aprendizagens propiciando o alcance dos objetivos. Através das problematizações apresentadas, os alunos têm conseguido vencer suas dificuldades e, eu, enquanto bolsista, tenho aprendido muito nessa reflexão contínua do que é ser professor, de como fazer com que o aluno pense, de não olhar para as dificuldades somente, mas principalmente para o que eles sabem fazer, potencializando assim, suas facilidades e a partir disso as crianças têm demonstrado interesse, participando e comparecendo aos encontros. Os alunos que ainda não estavam alfabetizados já estão no nível alfabético e segundo os professores das séries iniciais da escola, a oficina tem sido fundamental no processo de desenvolvimento da leitura e escrita. CONCLUSÃO: A resistência que as crianças tinham quanto ao ler e escrever era muito grande, mas hoje já se pode perceber os avanços quanto à leitura, oralidade e escrita, no entanto o maior deles é a vontade de fazê-lo. Consigo perceber que já não é somente obrigação ou porque é de vontade dos pais que eles participem da oficina para melhorar a escrita e a leitura, ou ainda para auxiliar na alfabetização e sim, porque as crianças têm vontade de participar.

Palavras - chave: Letramento. Prática docente. Lúdico.

Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC


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