AS DIFERENTES FORMAS DE LEITURA: DIZER, ESCREVER E OLHAR

SUZINARA STRASSBURGER MARQUES, ROSANE MARIA CARDOSO, ROSIENE ALMEIDA SOUZA HAETINGER

Resumo


A leitura ultrapassa os livros, pois também é possível ler figuras, pinturas, filmes, músicas, entre outros. A partir desse pressuposto, o projeto de extensão Formas de leitura: dizer, escrever e olhar, do curso de Letras da Univates (Lajeado/RS), pretende propiciar à comunidade acadêmica e regional o acesso ao texto literário, ao debate da relação da literatura com outras linguagens, e à experiência artístico-literária, a partir das práticas de olhar, dizer e escrever a literatura, tendo em vista, portanto, uma proposta intertextual. Deseja-se também ampliar o acesso ao texto literário e à experiência artístico-literária a diferentes públicos, estimular o diálogo entre educadores e a academia, refletir sobre o olhar que se pode estabelecer entre arte, imagem e literatura, propiciar momentos de estímulo à criação literária, refletir sobre o texto literário e sua relação com outras artes através de diversos meios de comunicação disponíveis e instrumentalizar os participantes, a fim de que possam expressar-se de forma oral e escrita com foco na criatividade, na desinibição e na socialização da experiência adquirida durante o projeto. Até o final do primeiro semestre de 2015, foram exploradas algumas das perspectivas mencionadas: primeiramente, propôs-se fruir o texto literário no encontro Provocações de Eros: o erotismo na literatura, no qual, através de leituras e debates, os participantes puderam ponderar sobre o referido tema em diversas obras literárias, tanto em narrativas curtas quanto em poemas. A perspectiva do OLHAR desencadeou a palestra Ilustração e literatura: aproximações e confluências, com a escritora Fabiana Tasca Perin e a ilustradora Joana Puglia, do livro Os bolsos do mundo, publicado em 2003. Ainda, houve a exibição do filme Dentro da casa (França, 2013), de François Ozon, para tratar do voyeurismo como preliminar da ficção e das relações entre literatura e cinema. Já a partir do DIZER, organizou-se a oficina A voz e o corpo dizendo a literatura, que foi oferecida em três encontros, denominados Oficina de expressão vocal e corporal, Contação de histórias e poesia falada: teoria e Contação de histórias e poesia falada: prática. Essa oficina estimulou os participantes a utilizarem melhor a voz e o corpo na contação de histórias e na declamação de poemas. Ademais, para explorar mais uma nuance do texto literário, foi realizada a oficina Contornos da literatura africana de língua portuguesa, que teve sua primeira fase direcionada ao público acadêmico e geral na Univates, e estendeu-se a alunos da Educação Básica de uma escola de Lajeado (RS). Em ambos os casos, a ministrante foi a acadêmica do curso de Letras, Ana Emília Klein. Todas as atividades realizadas até o momento têm chamado a atenção de estudantes, professores e demais integrantes da comunidade, que veem no projeto uma forma de qualificar sua formação e de aproveitar momentos de debates, aprendizado e fruição literária. A partir do segundo semestre de 2015, pretende-se realizar saraus literários e oficinas de escrita criativa (poesia, narrativa e roteiro) - inclusive com os alunos da Educação Básica -, além de iniciar o programa


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