PRÁTICAS PIBIDIANAS NA EMEF SÃO CANÍSIO

DOUGLAS MIGUEL WALTER, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: Apresentam-se as diversas atividades que foram realizadas durante o ano de 2014, na Escola de Ensino Fundamental São Canísio, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/Pedagogia/PIBID da Unisc, coordenado pelas Professoras Carla Lavínia Pacheco da Rosa e Helga Irmtraut Kahmann Haas. O PIBID tornou-se uma importante ferramenta a partir da qual podem-se aprofundar os conhecimentos que construídos nas disciplinas do curso e nas reuniões do subprojeto, em se conversa e se trocam experiências sobre a docência e a realidade observada nas escolas. No período em questão, trabalhou-se com a monitoria que tem o objetivo acompanhar o trabalho do professor regente de turma, observando seu trabalho; auxiliar os alunos na realização das atividades; planejar com o professor e auxiliá-lo na execução das atividades. Já o trabalho que é realizado na Gestão Educacional tem o objetivo de conhecer e vivenciar a gestão escolar; acompanhar, observando e auxiliando, o trabalho da equipe gestora da escola; conversar, com o auxílio do gestor, com os alunos que precisam de acompanhamento. A periodicidade das atividades eram quinzenais, alternadas, com possibilidade de mudança. A supervisora Maria Liege de Oliveira orientava a área de gestão. Na turma do 1° ano dos anos iniciais, a professora regente era Aline Rodrigues. A turma tinha 17 alunos, sendo 9 meninas e 8 meninos em processo de alfabetização. OBJETIVOS: Na gestão, o objetivo era acompanhar e aprender sobre as atividades desenvolvidas pela supervisora no espaço escolar. Em sala de aula, o objetivo inicial era a alfabetização das crianças. A professora estava participando do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, foi proposto trabalhar com o sistema monetário e sua importância para o país. METODOLOGIA: Iniciou-se o projeto, realizando diversas atividades para entrosamento da turma e para que cada criança pudesse conhecer seu colega. Depois, aconteceram atividades que favoreciam a construção do conhecimento: bingo com as fotos e os nomes de cada colega; formação de novas palavras com o auxílio do alfabeto móvel; recorte em revistas e jornais dos diferentes tipos de letras para formar seus respectivos nomes; identificação dos números que vêm antes e depois; somar e subtrair com a ajuda de azulejos; boliche com garrafas PET; medidas de grandeza. RESULTADOS: Durante a realização das atividades percebeu-se que as crianças estavam participativas, sempre questionando quando surgia alguma dúvida em relação ao que estava sendo trabalhado. No decorrer do período, foi possível perceber a nova visão das crianças sobre a importância do sistema monetário e de economizar para no futuro, elas estabeleceram uma relação entre poupança e o poder de compra. CONCLUISÃO: As atividades foram de extrema importância, tanto para as crianças, quanto na formação docente. Os momentos de trocas com as crianças possibilitaram maior entendimento dos conteúdos e o que de fato, elas aprendem sobre os conteúdos estudados e trabalhados. Foi possível ampliar os conhecimentos pedagógicos na fundamentação e o confronto com os estudados e realizados nas disciplinas do curso.

Palavras-chave: PIBID - Planejar - Auxiliar - Monitoria - Gestão Educacional.


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