MONITORIA AOS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZADO

LIVIA MICHELI DA SILVA, HELGA HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: Serão apresentadas as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1 - Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, na modalidade de docência assistida, realizada com 22 alunos do 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröehlich, situada no município de Santa Cruz do Sul de 19 de maio a 30 de junho de 2015. OBJETIVOS: O principal objetivo da docência assistida é planejar ações juntamente com a professora titular, além disso visando vivenciar situações didático-pedagógicas que oportunizem aproximações entre a realidade escolar na sala de aula e os estudos feitos na universidade. METODOLOGIA: Iniciei a monitoria no dia 19 de maio, em que fiz, em um primeiro momento, a observação da turma. Na observação, pude constatar que alguns alunos tinham dificuldade em aprender conteúdos sobre identificação de letras e sílabas e na compreensão da leitura. Após a observação, conversamos sobre o que seria feito, e ela sugeriu que eu desse mais atenção aos alunos, em número de 5, que tinham as dificuldades já citadas. A partir disso, houve um acompanhamento de cada aluno com orientações individuais e também com atividades como: palavras cruzadas, caça-palavras e leituras lúdicas, confeccionamos um alfabeto móvel. RESULTADOS: No início da docência assistida, os alunos tinham dificuldade em reconhecer letras e sílabas. Após a intervenção através da monitoria elas tiveram um avanço nas dificuldades apresentadas. O alfabeto móvel ajudou bastante nesses resultados, pois assim as crianças passaram a ter mais facilidade para identificar e comparar as palavras. CONCLUSÃO: Ir para a sala de aula tem sido de grande importância para mim, já que não tinha nenhuma vivência com alunos, além disso tenho oportunidade de ver como funciona a prática contrapondo-a com os estudos feitos na academia. A monitoria tem sido algo muito importante para mim, pois ali tenho contato direto com as crianças no período em que estou na escola. Mesmo tendo sido pouco o tempo desde o inicio da docência assistida, já vejo grandes evoluções nos alunos e isso é muito gratificante e prazeroso. Sei que mais resultados aparecerão com o tempo e com a minha dedicação.

Palavras-chave: Monitoria - Metodologia - Prática Docente.

Instituição: Unisc - Santa Cruz do Sul/RS.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.