JORNAL: APRENDENDO COM AS ATUALIDADES

MARIA JOSILENE FREITAS DA COSTA, IEDA DE CAMARGO

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo apresenta as experiências vivenciadas no estágio do Ensino Fundamental, disciplina obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O estágio foi realizado no segundo semestre de 2014, em uma escola da rede particular do município de Taquari, com uma turma do 2º ano, composta por 20 crianças. A temática do projeto desenvolvido foi sobre "Jornal: Aprendendo com as atualidades". OBJETIVO: Conhecer um pouco mais sobre o jornal, como sua história e seus diferentes textos, para construção de novos entendimentos, envolvendo as áreas do conhecimento, considerando o jornal como meio de informação e aprendizagem. METODOLOGIA: Os demais conteúdos das diferentes áreas do conhecimento foram contextualizados junto ao tema do projeto. Assim, foram trabalhados tipos de textos: textos literários (fábula, poema e dramatização), textos jornalísticos (reportagem, entrevista, noticiário), incluindo constantemente pesquisas na internet e até mesmo no dicionário. Para incrementar ainda mais a área da linguagem, construímos um grande mural, "Jornal interativo do 2º ano", que semanalmente, recebia reportagens e uma pasta chamada de "Minhas Produções" para cada criança com acesso às formas convencionais de escrita. Na área da Matemática, trabalhamos as formas geométricas, problemas envolvendo adição e subtração; vivência de estimativas e criação e resolução de desafios matemáticos. Na área de Ciências, as crianças puderam conhecer alguns dos problemas ambientais causados pela ação do homem, como compreender a importância da água para o meio ambiente, assim como para todos os seres vivos e coletar materiais jornalísticos sobre água e meio ambiente, para exposição no mural. Em Artes, trabalhamos com as diferentes formas de expressão e utilização de tinta têmpera, extrato de tinta natural, lápis de cor, giz de cera, canetinhas e materiais reciclados e ainda relacionamos as obras do artista Claudet Monet com o meio ambiente. Em Geografia, trabalhamos as regras de "Educação para o Trânsito", com aulas práticas da minipista do trânsito organizada pela brigada militar e, através de pesquisas e leituras, conhecemos o processo eleitoral atual do Brasil e Estado do RS. Reconhecemos os candidatos do RS para Governador, Senador, bem como para Presidência do Brasil. Em sala de aula, uma urna para votação dos candidatos ao senado, a governador e presidente, comparando e observando a localização no Mapa do Brasil. Construímos, ainda, o título eleitoral para cada criança. RESULTADOS: O projeto tinha como proposta principal trazer a importância do jornal para perto das crianças, sair do conceito limitado de que história são acontecimentos ocorridos em um passado distante. Levar as crianças a entender que eles são sujeitos da história exigia muito mais que leituras e atividades propostas. Em relação à metodologia, é importante ressaltar que, embora tenha sido inicialmente considerada diferente pelos educandos, foi bem aceita pelos mesmos, em razão das atividades diversificadas que foram realizadas ao longo do estágio. CONCLUSÃO: Posso afirmar que aprendi e ensinei ao mesmo tempo e, particularmente, foi uma experiência extremamente válida, pois compreendo que o processo de ensino e aprendizagem exige envolvimento, discussões, reflexões, saber ouvir, respeitar as vivências e contribuições das crianças e de suas famílias.

Palavras-chave: Estágio, Jornal, Alfabetização.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.