O USO DO JORNAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA HORA DO CONTO

BRUNA DO NASCIMENTO, DOUGLAS MIGUEL WALTER, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: Este resumo relata uma experiência vivenciada no primeiro semestre de 2015, durante os encontros semanais com alunos através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul - PIBID/PEDAGOGIA/UNISC. OBJETIVOS: A oficina da hora conto tem o objetivo de contar histórias de forma atrativa para as crianças; conhecer e apropriar-se da biblioteca da escola para que percebam que é sua e que podem usá-la quando quiserem; estimular o gosto e interesse pela leitura e assim, tornar uma prática diária no cotidiano das crianças; qualificar o processo da leitura e interpretação do que está sendo lido; propiciar momentos de reflexão com as leituras; qualificar o processo de contação e dramatização de histórias; contribuir na formação de novos leitores. A atividade teve como objetivo possibilitar ao aluno conhecer e compreender como um jornal é organizado, qual a sua finalidade e para quem é feito. Aliando com o objetivo da oficina, procurar palavras desconhecidas e usar o dicionário para buscar o significado. Após, recortar imagens que chamaram a atenção e criar uma nova história com aquela imagem que escolheu. METODOLOGIA: Os encontros foram realizados na Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás, que fica na região central do município, com o auxílio da supervisora da escola Naura Rauber, com alunos de 3°, 4 e 5° ano dos Anos Iniciais. A primeira turma conta com 4 meninos e 3 meninas e a segunda turma conta com 4 meninos e 4 meninas. Os alunos mostravam-se engajadas com a possibilidade de ter um momento propício à prática da leitura de diversos materiais e com isso, trouxemos jornais para conhecermos outros modos de contar e como de fato, um jornal é pensando e qual o seu objetivo. Conversamos com as crianças sobre os mais tipos de jornais que existem e que cada jornal tem suas particularidades. Trazemos o jornal da Unisc e trabalhamos a partir deste. As crianças foram conversando e trazendo contribuições ao longo da oficina. Cada criança pôde ler e marcar no próprio jornal as palavras que desconheciam para uma conversa posterior sobre o significado. Com uma folha de ofício, puderam recriar uma história a partir das imagens recortadas. Para finalizar a atividade, confeccionaram um mural com as suas histórias e colocaram para mostra na escola. RESULTADOS: Durante a realização das atividades, percebemos que as crianças estavam engajadas e participativas, sempre nos questionando quando desconheciam de alguma palavra, demonstrando ter compreendido o que foi trabalhado. As crianças perceberam a importância que um jornal tem para uma cidade e que torna um meio de comunicação importante na construção de pensamentos. CONCLUSÃO:Concluímos que o jornal é uma importante ferramenta de aprendizagem e que a possibilidade de atividades com o auxílio deste é enorme. É de extrema importância diversificar os materiais na construção do conhecimento, isto torna as atividades mais prazerosas e significativas para as crianças e o gosto pela leitura torna-se qualificado quando a criança percebe e vê sentido quando está aprendendo.

Palavras-chave: PIBID - Leitura - Interpretação - Jornal - Aprendizagem.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.