ALFABETIZAÇÃO: UMA FORMA LÚDICA E PRAZEROSA

KARINA DOS SANTOS DO NASCIMENTO, HELGA HAAS, CARLA LAVÍNIA ACHECO

Resumo


INTRODUÇÃO: Esse resumo descreve ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1 - Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, na modalidade de oficinas. As oficinas pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, no bairro Piratini, no município de Santa Cruz do Sul, com a presença de 15 crianças do 1º e 2º anos. Realizamos as oficinas com dois grupos de crianças e a temática foi alfabetizando de forma lúdica. OBJETIVOS: O principal objetivo é qualificar a escrita e a leitura de palavras aprimorando a escrita de forma mais lúdica, pois, no início do ano letivo, com a realização das testagens, percebemos que as crianças ainda não estavam reconhecendo todas as letras do alfabeto. Diante disso, levamos para as oficinas diferentes tipos de materiais, dentre eles o alfabeto móvel, que foi bastante utilizado nas atividades de leitura e escrita. Tivemos a grande oportunidade de desenvolver práticas docentes, adquirindo experiências na área da alfabetização, construindo e mediando conhecimentos que ao longo da formação acadêmica vamos aprimorando. METODOLOGIA: Primeiramente, realizamos as testagens para verificar quais as necessidades que as crianças apresentavam. Observamos que elas eram pré-silábicas e silábicas e então começamos o projeto. RESULTADOS: As crianças já demonstraram um grande crescimento na autonomia e já reconhecem letras e números que não identificavam. É evidente o interesse por livros e a espera por eles é intensa. Toda a semana, os livros são trazidos para a sala de aula para serem manuseados. A partir deles, cada um conta histórias de sua maneira para seus colegas. Desse modo estamos gradativamente construindo noções de espaços e o gosto por escrever determinadas palavras no quadro de giz, no caderno e vivenciando outras atividades que são proporcionadas pela presença dos livros. São bastante prestativos e amam ajudar os colegas da turma quando, os mesmos ainda não conseguiram terminar a atividade proposta. Ainda estão em processo de alfabetização, mas já avançaram, inclusive aqueles que precisam de um maior acompanhamento. CONCLUSÃO: As oficinas nos proporcionaram o contato direto com as crianças durante todo o período deste semestre do ano de 2015, o que é de extrema importância, tanto em nossa experiência profissional quanto pessoal. Crescimento como seres humanos mais dignos capazes de formar cidadãos mais críticos e capazes de decidir e lutar pelos seus próprios ideais. Identificar as necessidades de alfabetização das crianças, durante esses meses, foi de extrema importância e de grande valor para minha formação acadêmica. Com as oficinas nos sentimos gratificados pelo retorno das crianças nos processos de aprendizagens. Logicamente, não sabemos tudo, como professores ensinamos sim, mas também aprendemos muito. Precisamos amar o ato de ensinar e nos dedicar sempre nos atualizando e estudando, afinal, as tecnologias vêm surgindo e não podemos parar no tempo. Com todas as atividades propostas, buscamos formas mais prazerosas, contribuindo na alfabetização e no gosto pela leitura e escrita.

Palavras-chave: Alfabetização - Oficinas Pedagógicas - Leitura - Escrita - Práticas docentes - PIBID.


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