O PIBID - HISTÓRIA E AS CONTRIBUIÇÕES DA DOCÊNCIA ASSISTIDA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

CLAUDIA ADELINA STROSCHOEN, OLGARIO PAULO VOGT

Resumo


O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID- UNISC) tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos das licenciaturas, experiências dentro do contexto escolar. Uma das modalidades de ensino- aprendizagem disponibilizada aos bolsistas participantes é a monitoria. A monitoria consiste na realização de práticas de docência assistida, em que são executadas atividades ligadas ao ensino, com a possibilidade de se desenvolver estudos teóricos e práticos que complementam a formação acadêmica dos bolsistas. Apresentamos, nessa comunicação, experiências com monitorias realizadas durante as aulas de História da turma do 8º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, de Santa Cruz do Sul, ocorridas durante o primeiro trimestre de 2015. A supervisão e as orientações de planejamento ficaram a cargo da professora de História, Lucibel Bresciani. Em razão do grande número de atividades realizadas, escolheu-se explanar sobre uma aula específica cujo tema trabalhado foi a Sociedade Mineradora. O objetivo da atividade consistia em compreender as diferenças sociais existentes no Brasil, durante o período da mineração. Nesta proposta de trabalho, foi solicitado aos alunos para que elaborassem um texto, ilustrando-o em seguida, como se vivessem no Brasil, durante os séculos XVII e XVIII, e fizessem parte, então, da sociedade mineradora. Primeiramente, foi realizado um sorteio em que cada aluno poderia retirar de um envelope um papel dobrado, no qual estava escrito um dos personagens da sociedade brasileira da referida época, (escravo, soldado, dono de mina, índio, bandeirante, escravo de ganho, tropeiro, intendente, etc.). Em seguida, foi solicitado para cada aluno escrever um texto ilustrativo sobre o personagem sorteado. No texto, deveria conter alguma característica que lembrasse o seu personagem, como: a vestimenta, local e ano de nascimento, meio de transporte, moradia, alimentação, etc. Para executar a tarefa, os alunos se utilizaram da memória das explicações abordadas durante as aulas anteriores referentes ao tema estudado, bem como das anotações em seus cadernos. Também foram realizadas pesquisas sobre o tema, em diferentes livros didáticos de História, encontrados no acervo da biblioteca da escola. As bolsistas auxiliaram os alunos, durante a execução das tarefas, sob a supervisão da professora de História, citada anteriormente.O resultado foi bastante positivo, pois a turma demonstrou interesse e entusiasmo em participar das atividades propostas. O grupo discente procurou sanar suas dúvidas, discutindo os temas estudados, relacionando-os ao contexto atual. Concluímos que ensinar História de forma criativa, torna-se indispensável para a formação de cidadãos críticos e participativos. Da mesma forma, surge a necessidade de se discutir sobre as experiências proporcionadas pelo PIBID, como a intervenção em sala de aula, e como estas podem se tornar relevantes no processo da docência em História, na busca constante pela excelência na qualidade de ensino.

Palavras-chave: PIBID - monitoria - ensino de História - formação docente - qualidade de ensino.


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