USO DO KINECT PARA IDENTIFICAÇÃO DO ALFABETO DE LIBRAS

REJANE FROZZA, ANDRE HENRIQUE BRANDT

Resumo


Atualmente, ações de inclusão são propostas e discutidas com frequência, pois pessoas consideradas diferentes, de outras culturas, línguas e necessidades, ou seja, minorias possuem um histórico de exclusão social, o que justifica o surgimento de políticas de inclusão e legislações que contemplem as necessidades desses grupos. Este trabalho aplica-se a um destes grupos, formado por deficientes auditivos, que geralmente se comunicam através de gestos, utilizando uma linguagem própria, executada através de sinais, a Libras (Língua Brasileira de Sinais). As Línguas de Sinais, línguas complexas, com estruturas gramaticais próprias, semelhantes a qualquer outra língua, diferenciando-se por sua modalidade visual-espacial, podem ser utilizadas para expressar sentimentos e expor qualquer pensamento ou ideia, por mais abstratos que sejam. Mesmo que não exista um sinal para expressar uma determinada palavra, é possível transmiti-la, através do alfabeto manual, que consiste num sistema de representação das letras do alfabeto das línguas orais escritas, por meio das mãos. É comumente utilizado para soletrar palavras e para sinalizar palavras que não possuem sinal próprio em Libras, como, por exemplo, palavras estrangeiras e nomes pessoais. Nesse sentido, este trabalho tem como principal objetivo promover a inclusão de usuários de Libras no contexto social e educacional, aplicando a tecnologia ao aprendizado da língua, por meio de um sistema que faça o reconhecimento de gestos do alfabeto da língua brasileira de sinais em tempo real. Para tanto, será utilizado o Microsoft Kinect, que consiste em um sensor de movimentos, o qual possui um conjunto de tecnologias que permitem aos seres humanos interagirem naturalmente com ambientes virtuais, sem a necessidade de um controle/joystick. De modo geral, a aplicação a ser desenvolvida pode ser dividida em dois módulos: o primeiro utiliza um conjunto de algoritmos chamado Candescent NUI, o qual processa as imagens capturadas pelo Kinect e fornece as informações referentes ao posicionamento da mão e dos dedos, já o segundo módulo consiste em uma rede neural artificial, que fará a interpretação das informações e apresentará o resultado obtido. Uma rede neural artificial consiste em um modelo computacional que simula o comportamento do cérebro humano na resolução de problemas. É amplamente utilizada para classificação de dados e reconhecimento de padrões e sua capacidade de aprender através de experiências possibilita aprimorar seu conhecimento ao longo de sua utilização, melhorando seu desempenho. A escolha do algoritmo para a rede neural ainda está em estudo e a aplicação está em desenvolvimento, utilizando a linguagem de programação C#. Para esta pesquisa, o resultado esperado ter disponível um sistema que possa auxiliar deficientes auditivos no aprendizado de Libras, facilitando sua comunicação e sua inclusão social.


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