O DESAFIO DE ABORDAR QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS

NÁDIA DE MONTE ACCAR, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, LIGIA VIDAL OLIVEIRA, PAULA ELISABETE PANTA HEIDERICH

Resumo


O presente trabalho refere-se às oficinas do PIBID do subprojeto de química, realizadas na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada em Santa Cruz do Sul/RS, com monitorias feitas em turmas dos anos iniciais de Ensino Fundamental. Sabemos que a química é essencial em nossas vidas, podemos dizer que tudo que nos cerca é química, pois tudo que existe passa ou passou por algum tipo de transformação, exemplos básicos do nosso dia a dia mostram isso, como os produtos de limpeza utilizados em nossa casa, nos alimentos que consumimos, nos meios de transporte que usamos, as roupas que vestimos, até mesmo nosso corpo é formado por várias substâncias em constante transformação. O ensino de química, porém é introduzido como disciplina de sala de aula somente no Ensino Médio, por este motivo é um desafio trabalha-lo no Ensino Fundamental, principalmente com alunos dos anos iniciais, já que as crianças não têm maturidade para compreender a parte técnica que envolve esse estudo. Diante disso, as oficinas referidas neste trabalho tiveram como principal objetivo proporcionar aos alunos dos anos iniciais da escola o primeiro contato com o ensino de química, através de aulas experimentais, com a participação dos estudantes dentro do laboratório, com assuntos relacionados ao cotidiano de cada um, a fim de que eles saibam como é interessante sabermos, por exemplo, do que é feito o sabão usado em nossa casa. As oficinas aconteceram no decorrer do primeiro semestre do ano de 2015, através de monitorias, atendendo duas turmas por semana, sendo que nelas havia alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Os temas para as oficinas foram pensados no intuito de abordar o cotidiano dos alunos, de maneira simples e lúdica, para que as crianças compreendessem e participassem das atividades. Frente a isso, optamos por desenvolver atividades como a produção de sabonetes artesanais, em que os alunos experienciaram como é feito um produto utilizado por eles no cotidiano, ou "balão gasoso", que mostra a reação química entre o bicarbonato de sódio (NaHCO3) e vinagre (CH3COOH), usando a mesma reação, foi feito um vulcão de argila. Outro tema abordado foi a cromatografia, através de um experimento chamado "as cores escondidas das canetinhas", onde foram utilizadas canetas hidrocor, álcool e papel filtro para adsorver o álcool e, aos poucos, as cores escondidas na tinta das canetinhas aparecerem; experimento análogo ao da cromatografia em papel. Os assuntos foram introduzidos através de uma conversa, após, foi feita uma atividade experimental em grupo, individual ou demonstrativa. No final, os alunos fizeram um relatório oral ou escrito. No decorrer do semestre, apesar das dificuldades de planejamento devido ao desafio de trabalhar com o ensino de química com alunos de séries iniciais, podemos avaliar nossa atividades como um todo e concluir que tivemos ótimos resultados, sendo que os assuntos trabalhados foram aceitos pelos alunos e professores, que ao fim de cada monitoria, perguntavam quando aconteceria a próxima atividade. Definitivamente, concluímos que é viável trabalhar o ensino de química com estas séries.

Palavras-chave: ensino de Química; séries iniciais; monitoria.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.