LUDO QUÍMICO

CEZAR AUGUSTO DE MELLO, MARTA BARCELLOS DOS SANTOS, MONICA BEATRIZ PREUSS, WOLMAR ALÍPIO SEVERO ILHO, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, NADIA DE MONTE BACCAR

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação destacam a importância de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, salientando a necessidade de estimular os educadores a utilizarem estratégias diferentes no desenvolvimento de suas aulas como, por exemplo, debates, experimentos, jogos, entre outros. Diante disso, as atividades lúdicas vêm ganhando evidência como um método alternativo para complementar a prática pedagógica, pois têm a finalidade de provocar aprendizagem, estimular a construção de novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento da capacidade cognitiva e apreciativa específica que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e que o ajude a construir conexões (NUNES, 2004). Os jogos lúdicos estimulam no aluno a vontade de aprender e seu interesse pelo conteúdo, instigam o mesmo a ser pensador, questionador e tornar-se capaz de se apropriar-se do conhecimento e não um mero reprodutor de informações e respondedor de testes. A atividade proposta pelos pibidianos Química-UNISC visou motivar os alunos do 9º ano, da modalidade EJA, da EMEF Duque de Caxias, através de uma brincadeira divertida, a construção do seu conhecimento, modificando sua rotina de sala de aula através de um jogo lúdico. O Ludo Químico foi baseado no modelo e nas regras do jogo de Ludo comum, em que o objetivo é ser o primeiro chegar com os quatro peões no centro do tabuleiro. Os estudantes foram divididos em dois grupos de quatro alunos e receberam um tabuleiro modificado para a atividade, botões de quatro cores diferentes (vermelho, verde, azul e amarelo), quatro para cada jogador, e um dado. Durante o jogo, quando seu peão estivesse sobre uma casa com ponto de interrogação, o estudante-jogador era obrigado a escolher um cartão de pergunta e responder a mesma, podendo avançar casas caso acertasse a resposta e regressar em caso de erro. Todas as perguntas foram contextualizadas com os conteúdos trabalhados em aula, dentre os quais podemos destacar os fenômenos químicos e físicos, estados físicos da matéria, mudanças de estados físicos da matéria, propriedades da matéria, estrutura da matéria, átomo, os elementos químicos, classificação dos elementos, utilidades dos elementos. O vencedor foi aquele que chegou com os quatro peões no centro do tabuleiro sendo aquele que teve mais sorte ou conhecimento, não caindo nas casas pretas que faziam que o botão/peão voltasse ao início ou aquele que respondeu o maior número de perguntas corretamente. Após a atividade os estudantes foram questionados quanto à aplicabilidade do jogo como exercício de revisão e memorização de conteúdos. Com base nos resultados dos questionamentos, percebemos que os estudantes gostaram do jogo e aprenderam mais sobre os conteúdos revisados. Desta forma, a utilização do jogo se mostrou satisfatória, devido à interação dos estudantes, que apesar de estarem competindo um contra o outro, tentavam se ajudar no momento de responder às questões, o que é de grande importância na construção de um conhecimento coletivo. O jogo também possibilitou uma maior interação entre os pibidianos e os estudantes, por ser uma atividade divertida e descontraída, reforçando, desta maneira, os laços afetivos. O Ludo Químico demonstrou ser um recurso útil para a revisão de conteúdos, em função da participação efetiva do grupo de alunos na atividade, culminando no aumento de acertos das questões, nas avaliações realizadas.


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