LUDO QUÍMICO
Resumo
Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação destacam a importância de mudanças no processo de ensino-aprendizagem, salientando a necessidade de estimular os educadores a utilizarem estratégias diferentes no desenvolvimento de suas aulas como, por exemplo, debates, experimentos, jogos, entre outros. Diante disso, as atividades lúdicas vêm ganhando evidência como um método alternativo para complementar a prática pedagógica, pois têm a finalidade de provocar aprendizagem, estimular a construção de novo conhecimento e, principalmente, despertar o desenvolvimento da capacidade cognitiva e apreciativa específica que possibilita a compreensão e a intervenção do indivíduo nos fenômenos sociais e culturais e que o ajude a construir conexões (NUNES, 2004). Os jogos lúdicos estimulam no aluno a vontade de aprender e seu interesse pelo conteúdo, instigam o mesmo a ser pensador, questionador e tornar-se capaz de se apropriar-se do conhecimento e não um mero reprodutor de informações e respondedor de testes. A atividade proposta pelos pibidianos Química-UNISC visou motivar os alunos do 9º ano, da modalidade EJA, da EMEF Duque de Caxias, através de uma brincadeira divertida, a construção do seu conhecimento, modificando sua rotina de sala de aula através de um jogo lúdico. O Ludo Químico foi baseado no modelo e nas regras do jogo de Ludo comum, em que o objetivo é ser o primeiro chegar com os quatro peões no centro do tabuleiro. Os estudantes foram divididos em dois grupos de quatro alunos e receberam um tabuleiro modificado para a atividade, botões de quatro cores diferentes (vermelho, verde, azul e amarelo), quatro para cada jogador, e um dado. Durante o jogo, quando seu peão estivesse sobre uma casa com ponto de interrogação, o estudante-jogador era obrigado a escolher um cartão de pergunta e responder a mesma, podendo avançar casas caso acertasse a resposta e regressar em caso de erro. Todas as perguntas foram contextualizadas com os conteúdos trabalhados em aula, dentre os quais podemos destacar os fenômenos químicos e físicos, estados físicos da matéria, mudanças de estados físicos da matéria, propriedades da matéria, estrutura da matéria, átomo, os elementos químicos, classificação dos elementos, utilidades dos elementos. O vencedor foi aquele que chegou com os quatro peões no centro do tabuleiro sendo aquele que teve mais sorte ou conhecimento, não caindo nas casas pretas que faziam que o botão/peão voltasse ao início ou aquele que respondeu o maior número de perguntas corretamente. Após a atividade os estudantes foram questionados quanto à aplicabilidade do jogo como exercício de revisão e memorização de conteúdos. Com base nos resultados dos questionamentos, percebemos que os estudantes gostaram do jogo e aprenderam mais sobre os conteúdos revisados. Desta forma, a utilização do jogo se mostrou satisfatória, devido à interação dos estudantes, que apesar de estarem competindo um contra o outro, tentavam se ajudar no momento de responder às questões, o que é de grande importância na construção de um conhecimento coletivo. O jogo também possibilitou uma maior interação entre os pibidianos e os estudantes, por ser uma atividade divertida e descontraída, reforçando, desta maneira, os laços afetivos. O Ludo Químico demonstrou ser um recurso útil para a revisão de conteúdos, em função da participação efetiva do grupo de alunos na atividade, culminando no aumento de acertos das questões, nas avaliações realizadas.
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