O ENSINO DE PORCENTAGEM POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DA CALCULADORA

FABIANE FISCHER FIGUEIREDO, TAINE ALESSANDRA LIBRELOTTO

Resumo


Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa realizada em 2015/1, que foi parte da avaliação da disciplina de Pesquisa no Ensino de Matemática II, do Curso de Matemática da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, em que investigamos como a resolução de problemas com o uso da calculadora pode contribuir para o ensino de porcentagem. A investigação ocorreu com uma turma composta de 13 alunos, do 3º ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual do município de Cerro Branco-RS-Brasil, no decorrer de 12 horas-aula, em que os alunos e a licencianda planejaram e realizaram uma atividade prática denominada Brechó, em que roupas e calçados usados foram vendidos à comunidade escolar, como uma forma de arrecadar fundos para a realização da Festa de Formatura do Ensino Médio. Para coletar os dados, foram feitas observações por parte da licencianda, as quais foram registradas em um diário de campo. Posteriomente, foram coletados os registros escritos dos alunos nas atividades e realizada uma entrevista aberta com os mesmos ao término do período de investigação. Inicialmente, os alunos tiveram a oportunidade de revisar previamente e, em sala de aula, os conhecimentos de porcentagem ao resolverem problemas que utilizavam a calculadora no seu processo de resolução e, também, arrecadaram roupas e calçados usados para serem vendidos no Brechó. Em outro momento, os alunos planejaram como, quando e onde seria realizada a atividade: planejaram como seriam organizadas as prateleiras e como seria divulgado o dia e horário em que do evento à comunidade escolar, estipularam os preços e os descontos percentuais a serem oferecidos aos clientes, construíram uma tabela que imitava nota fiscal para ser preenchida em cada venda e escolheram o pátio da escola para realizá-la. O Brechó ocorreu no dia 12 de junho de 2015, no decorrer de 4 horas-aula e contou com a participação dos alunos da turma como vendedores e operadores de caixa, da licencianda como gerente e da comunidade escolar como clientes. A licencianda orientou os alunos em todo o processo e procurou sanar as dúvidas que surgiram, principalmente, no cálculo dos descontos percentuais com o uso da calculadora e em alguns cálculos de valores total e o troco a ser dado aos clientes. Com essa atividade prática, bem como por meio das análises feitas nos registros escritos e nas respostas obtidas na entrevista, podemos concluir que o ensino e aprendizagem de porcentagem ganhou um novo significado para os alunos, uma vez que o Brechó proporcionou a oportunidade de resolução de problemas com o uso da calculadora, em um ambiente que simulou o cotidiano de uma loja e a atividade envolveu a comunidade escolar. Além disso, essa experiência oportunizou a troca de ideias e conhecimentos entre os alunos e a licencianda, bem como contribuiu para a construção de conhecimento, que pode possibilitar uma formação que atenda às necessidades do mercado de trabalho.


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