ESCOLA PÚBLICA TAMBÉM PODE TER ATIVIDADE EXPERIMENTAL NA ÁREA DE FÍSICA

NATHAN SARAIVA DE ATHAIDES, CLAUDIA MENDES MAHLMANN

Resumo


Com o passar dos anos tem-se observado o aumento da precariedade do ensino de Física, principalmente nas escolas públicas, pela falta de professores formados na área, e que muitas vezes nem cursaram disciplinas de Física nos seus cursos de graduação. E, por esse motivo, acabam por dar aulas de Física como se fosse Matemática, sem a análise dos fenômenos que ocorrem na natureza. Através da inserção de bolsistas PIBID-CAPES da área em algumas escolas de ensino público, os acadêmicos ganham experiência dentro de sala de aula, e ainda podem participar com intervenções durante aulas propondo oficinas de aprendizagem aos alunos e auxiliando os professores no planejamento. Considerando a formação do licenciando houve também a noção de como o mesmo agir em certas circunstâncias em uma turma regular. Na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança foram propostas atividades experimentais em Física, nas turmas de nono ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, propiciando aos alunos com dificuldades espaços para associar a prática com o conteúdo teórico. Este trabalho objetivou a observação de valorização do conteúdo, bem como crescimento de aprendizagem por parte dos alunos quando da utilização de ferramentas didáticas (experimentos) para auxílio no ensino de conteúdo teórico de Física. Foram propostas e realizadas atividades experimentais, na modalidade de intervenção, envolvendo alguns conteúdos trabalhados teoricamente pelo professor, os quais foram acompanhados pelo bolsista. As experiências realizadas envolveram materiais básicos, realizadas na forma de demonstração ou com participação direta dos discentes. Visando facilitar o ensino de Física, a realização de experimentos proporciona a troca da imaginação pura pela observação do fenômeno. Isto possibilita compreender o efeito físico pela própria ocorrência dele, ou seja, em vez do aluno imaginar um carro andando, ele visualiza um brinquedo de quatro rodas de fricção que desacelera ao passar do tempo até chegar ao estado estático em relação ao corpo no espaço onde ele está alocado. Com a realização das atividades práticas observou-se a melhora dos alunos nas avaliações conceituais, a participação dos mesmos dentro do ambiente da sala de aula, bem como, o amadurecimento do bolsista que conduziu as aulas durante suas intervenções para a aplicação das experiências. Porém, em alguns casos, os alunos se sentiam desmotivados quando a primeira realização da atividade experimental conduzia a resultados inesperados. A valorização do ensino de conteúdos teóricos pode ser alcançada pela introdução de metodologias diferenciadas das comumente utilizadas pelos professores. Em Física isto não é diferente, e inclusive pela falta de profissionais formados na área, geralmente o ensino desta matéria tem propiciado dificuldades para os estudantes do ensino básico. O ensino dos conteúdos abordados pelo professor titular das turmas acompanhadas foi complementado e melhorado com a participação do bolsista em momentos especiais, tendo sido observado a importância da abordagem experimental na aprendizagem, bem como valorização dos alunos. Percebeu-se que os métodos utilizados fizeram com que a aprendizagem seja mais prazerosa para o educando, e que o educador possa assim finalmente começar algo inovador para que o ensino de Física seja acompanhado pelo interesse do aluno.


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