DEMONSTRAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE UM GERADOR A DÍNAMO PARA APLICAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

BRUNO SALDANHA PETERS, EDUARDO DA SILVA SAUERESSIG, CLAUDIA MENDES MAHLMANN

Resumo


Durante as reuniões ordinárias do PIBID - Subprojeto Física, um bolsista ou um grupo (geralmente uma dupla), ao término dos relatos das atividades desenvolvidas nas escolas durante a semana, apresenta aos demais pibidianos uma proposta de atividade prática para ser realizada em sala de aula. Esta atividade visa difundir os conhecimentos teórico-práticos adquiridos na preparação de propostas experimentais, para complementação das aulas teóricas, bem como discutir tanto os resultados alcançados, bem como os princípios Físicos que baseiam tais experimentos. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver a aprendizagem dos alunos através do experimento proposto. Desenvolveu-se uma prática utilizando materiais alternativos, para facilitar a compreensão do funcionamento de um transformador elétrico e dividir esta experiência com os demais bolsistas do subprojeto. Primeiramente, o conteúdo teórico foi apresentado de forma resumida, como segue: Quando há a variação de um campo magnético próximo a um fio condutor, os elétrons livres desse fio passam a se movimentar, assim tem-se a corrente elétrica. Desta forma há uma diferença de potencial entre as duas extremidades do fio (tensão). Para melhor geração e aproveitamento desta corrente elétrica, enrola-se o fio em forma de bobina e, a variação do campo elétrico se dá pela rotação de um imã. Este é o princípio básico utilizado nas usinas de energia elétrica, onde a principal diferença entre os tipos de usina (Hidroelétrica, termo elétrica, nuclear, eólica...) é a forma como se gera o movimento do imã. Após, iniciou-se a montagem experimental utilizando materiais simples, nesta atividade foram utilizados 2 CDs, 2 pedaços de madeira, presilha plástica, papelão, 1 dispositivo emissor de luz (LED), 2 fios condutores, 1 motor pequeno (que pode ser encontrado em aparelhos de DVD, drives de CD e DVD, etc.), atilho, cola, furadeira, quatro parafusos ou pregos. Assim que a demonstração foi realizada e devidamente explicada aos participantes, foram apresentadas questões para reflexão sobre o que foi visualizado. Portanto, foi trabalhado com os eles de forma lúdica assuntos geralmente trabalhados apenas teoricamente nas aulas de Física do Ensino Médio, de modo que, auxiliar na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo. A prática ajudou-os a compreender conceitos de diversas áreas da física como: Campo elétrico, Conservação de energia, Campo magnético e Eletromagnetismo. Todos estes conceitos foram aplicados na prática, como também, foram utilizados exemplos deste experimento no cotidiano dos alunos, sendo um deles, o funcionamento das usinas de energia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.