VIVENCIANDO A PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA POR MEIO DO PIBID: INTRODUÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS (INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS)

MAIRA DANIELA BRAGA ROSA, NÁDIA DE MONTE ACCAR, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO, ANA LUCIA BECKER ROHLFES

Resumo


No presente trabalho, apresentamos um relato das experiências vivenciadas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), do Departamento de Química da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O conjunto de avanços tecnológicos, em decorrência de uma sociedade informatizada, tem implicado na necessidade de adequação do sistema educacional a esse novo contexto social. Assim, com a preocupação com a promoção de um ensino que viabilize ao educando, "cidadão em formação", o desenvolvimento de competências e habilidades para lidar com o novo, a fim de que haja fácil acessibilidade às mudanças que o futuro almeja, tem se aplicado algumas propostas metodológicas defendidas pelos documentos oficiais da educação. A concepção do projeto fundamenta-se na valorização da licenciatura por meio da introdução de intervenções pedagógicas em escolas públicas, como a experimentação, que desempenha um papel fundamental no ensino de Química. As situações vivenciadas são analisadas quanto ao impacto que tais atividades podem ter na aprendizagem dos alunos atendidos pelo projeto, bem como na formação do futuro docente. Dada a importância da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de Química, com a intervenção didática motivadora capaz de dar significado aos conceitos, uma parte substancial das atividades foi focada na seleção, organização e implementação de atividades experimentais em aulas de química do ensino médio. Foram abordados conteúdos em paralelo com a teoria vista em sala de aula, em um primeiro momento trabalhou-se o conteúdo de "Grandezas Físicas, com a prática de quatro experimentos: Medida de Absorção de Energia (calor) de um sistema, Medida de Massa e Peso de Materiais, Torre de líquidos e Ovo Flutuante. O segundo conteúdo abordado no laboratório foram as Fases de Agregação da Matéria, com três experimentos: Ponto de Fusão e Pressão (REGELO), Calor e Mudança do Estado (PARAFINA) e Sublimação do Iodo (RESUBLIMAÇÃO). O trabalho foi desenvolvido com duas turmas de 1ª séries do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica Estado de Goiás. As etapas de pesquisa, planejamento e organização dos experimentos foram desenvolvidas nas dependências da UNISC. A necessidade de fomentar o aluno em sala de aula para um melhor entendimento dos conteúdos, buscando estratégias de ensino e aprendizagem que satisfaçam a significação do conhecimento, tem sido o alvo de interesse dos métodos de ensino mediador. Considerando a participação ativa dos alunos durante os experimentos práticos, constatou-se que as intervenções pedagógicas apresentadas além de seguirem a linha de inovações pretendidas pela educaç@£o nacional tornam o conteúdo abordado em sala de aula mais interessante na visão dos alunos, e assim o maior entendimento. Nesse sentido, também se conclui que o projeto é um espaço de geração de conhecimento e oportunidade única de convivência, socialização de experiências e construção da identidade docente do futuro professor.


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