VIVENCIANDO O LANÇAMENTO OBLÍQUO - EXPLICANDO A FÍSICA DE LANÇAMENTOS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

BRUNO IVAN SIQUEIRA, MANOEL LEONARDO FEITOSA NETO, CLAUDIA MENDES MAHLMANN

Resumo


A física é de extrema importância para nós, pois ela está presente em todas as coisas em nosso cotidiano, porém, existe grande dificuldade em se conseguir ensinar física para os alunos, porque a maioria afirma não gostar por causa dos cálculos e fórmulas extensas que algumas contas apresentam. Por isso, ensinar física de forma experimental, é de extrema importância, pois pode contribuir para trazer o aluno mais próximo da matéria, uma vez que a rotina de números e cálculos é quebrada e também ajuda o próprio professor a descobrir novos conceitos e criar novas experiências, dessa forma, as aulas práticas contribuem com todos que dela participaram. Este trabalho aborda as atividades realizadas através da atividade de intervenção na área de Física do PIBID-Unisc, sobre lançamento oblíquo na Escola Estadual de Ensino Médio Estado de Goiás. Esse estudo teve como objetivo observar se a aula experimental envolvendo demonstração no ensino de física contribui para se perder o preconceito da dificuldade desta área e conteúdo. A atividade do lançamento de foguete foi aplicada após os alunos já terem aprendido os conceitos básicos das Três Leis de Newton e de lançamentos, além de já terem apresentado, em sala de aula, um seminário sobre o assunto. O objetivo foi demonstrar para os discentes como acontecia na realidade o que eles haviam discutido em sala de aula. Para a aplicação da atividade foi realizada uma introdução teórica sobre a atividade e como ela funcionava e de como haviam ocorrido os testes de funcionamento do lançamento de foguetes. Durante a execução da atividade prática alguns alunos filmaram o experimento e outros pediram para realizarem o mesmo, demonstrando interesse pelo tipo de abordagem realizada. Este comportamento por parte dos alunos pode ser considerado como inusitado, pois se observou anteriormente um comportamento de desinteresse e apatia quanto aos estudos teóricos sobre o assunto. Após concluírem as atividades, já em sala de aula, houve uma discussão sobre a atividade, sobre os conceitos e suas aplicações e também como seria possível para os alunos refazerem a prática em casa com materiais simples. Com tudo o que aconteceu, clonclui-se que a aula demonstrativa aproxima mais o aluno do universo da Física, pois muitos relataram que gostaram daquele momento e que conseguiram compreender de forma mais adequada, a teoria envolvida no evento em si. Foi possível ver a teoria fora dos livros ou textos mudando a visão que eles têm de física, que não é a observação de números, porém a observação de fenômenos naturais. A Física é de extrema importância para nós, pois ela está presente em todas as coisas em nosso cotidiano, porém, existe grande dificuldade em se conseguir ensinar a matéria para os alunos, porque a maioria afirma não gostar por causa dos cálculos e fórmulas extensas que algumas contas apresentam. Por isso, ensinar Física de forma experimental, é de extrema importância, pois pode contribuir para trazer o aluno mais próximo da matéria, uma vez que a rotina de números e cálculos é quebrada e também ajuda o próprio professor a descobrir novos conceitos e criar novas experiências, dessa forma, as aulas práticas contribuem com todos que dela participaram. Este trabalho aborda as atividades realizadas através da atividade de intervenção na área de Física do PIBID-Unisc, sobre lançamento oblíquo na Escola Estadual de Ensino Médio Estado de Goiás. Esse estudo teve como objetivo observar se a aula experimental envolv


Apontamentos

  • Não há apontamentos.