MEIO AMBIENTE: ECOALFABETIZAR PARA APRENDER

MIREILA BEHLING, NÁDIA DE MONTE BACCAR , WOLMAR ALÍPIO SEVERO FILHO , ANA LÚCIA BECKER OHLFES

Resumo


O consumo é necessário para a vida e a sobrevivência de toda e qualquer espécie. Para respirarmos, precisamos consumir o ar, para nos alimentar precisamos consumir alimentos, porém o problema é quando o consumo de bens e serviços acontece de forma exagerada, levando à exploração excessiva dos recursos naturais e interferindo no equilíbrio estabelecido do planeta. Uma alternativa de combater isto é a sustentabilidade, pois utiliza a natureza para atender às necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras, de modo que elas também possam utilizar os meios naturais. A sustentabilidade luta contra ações que ameaçam a natureza e seu ecossistema, bem como garante a existência de água potável, ar limpo, entre outros. A partir disto, o projeto interdisciplinar PIBID Química/Biologia da Escola Willy Carlos Fröhlich de Santa Cruz do Sul, teve como temática o meio ambiente. Na escola foram escolhidas as turmas de 2º e 3º anos da educação infantil para discutir sobre o assunto, tendo como objetivo esclarecer dúvidas e realizar diversas atividades para ecoalfabetizar os alunos. As atividades deram-se início com a aplicação de um questionário para definir o que faria parte do meio ambiente, demonstrando, assim, a falta de conhecimento sobre o assunto por parte dos alunos, pois acreditavam que sua casa não faz parte do meio ambiente. Após a apreciação de todos os questionários foi esclarecido que entendemos por meio ambiente não apenas o meio ambiente natural, formado por recursos naturais como água, ar, solo, fauna e flora, mas também por outras variáveis culturais, sociais, politicas, científicas e tecnológicas. Com isso foi preciso entender e ler essa natureza, sendo necessário aprender a alfabetização ecológica, esse estudo da ecologia nos traz a consciência de que a nossa felicidade depende da "felicidade" do meio e que é impossível construí-la isoladamente, o que nos dá imediatamente uma direção de luta, uma compreensão da interdependência que temos do todo e uma forma de entender e construir a realidade. Com este aprendizado concretizado avançamos para a confecção de uma maquete que representaria o meio ambiente escolar, utilizando materiais encontrados no local, como pedras, gramas, folhas, etc. Depois de prontas, as maquetes foram expostas na escola para instigar os alunos sobre o assunto e alertando a sua importância para nossa sobrevivência e qualidade de vida. A construção do meio ambiente escolar foi de muita importância, pois os alunos construíram seu conhecimento e interagiram com os seus colegas ao trabalharem juntos. Portanto, com as atividades lúdicas propiciadas pelos pibidianos, os alunos aprenderam muito sobre a temática demonstrando muito interesse pelas atividades propostas durante os encontros.


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