PROJETO RECITRÔNIC: ARRECADAÇÃO, REUTILIZAÇÃO E DESTINO CORRETO DE MATERIAIS ELETROELETRÔNICOS

CASSIO OLIMAR GOMES , VIVIANE MULLER LAWISCH ALVES, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Durante o período de março a julho de 2015, foram realizadas oficinas de criatividade com materiais eletroeletrônicos sem utilidade ou danificados e que foram reaproveitados, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, localizada na rua Padre Landel de Moura, nº 400, bairro Santuário, em parceria com o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Foi desenvolvido então, o projeto Recitrônic, que prevê a arrecadação de materiais eletroeletrônicos recicláveis, seleção, classificação e o reaproveitamento artesanal. Foram recebidos inúmeros materiais, como televisores, ferros de passar, secadores de cabelo, celulares, rádios, dvd´s, computadores, notebooks, tablets e demais eletroeletrônicos, disponíveis e arrecadados pelos alunos, pais, professores e comunidade escolar. Materiais que não podem ser reaproveitados são guardados, selecionados e então, posteriormente são enviados ao centro de coleta da Secretaria de Meio Ambiente, da prefeitura municipal de Santa Cruz do Sul. Foram atendidos doze alunos, e estes tiveram orientações para desmontagem dos materiais, seleção para posterior uso e também auxílio na hora da confecção do artesanato, pois algumas atividades eram pré-estabelecidas, enquanto outras ficavam a cargo dos alunos e sua criatividade era instigada ao máximo, já que tinham liberdade de criação com todos os materiais a eles disponibilizados. Todas as oficinas foram orientadas pelo supervisor da Escola e pelo bolsista PIBID, do subprojeto de Informática. Os resultados foram expressivos, como por exemplo, o número de materiais recebidos, o envolvimento da comunidade como um todo no projeto, e principalmente a introdução de um novo olhar, formando uma corrente de conscientização dos alunos, pais, professores e funcionários da escola, sobre o lixo eletroeletrônico arrecadado, selecionado, reutilizado e destinado corretamente aos órgãos responsáveis, lixo este, que hoje tem seu devido e correto destino, mediante ações planejadas, organizadas e executadas pelos envolvidos. O projeto segue em plena atividade, pois nosso planejamento prevê palestras aos alunos e comunidade, como também visitas aos locais onde são descartados os materiais, podemos concluir que, com um trabalho bem definido, ampla divulgação, engajamento dos alunos, pais e professores, a comunidade escolar tende a responder com ações educativas de coleta, auxiliando na arrecadação de materiais eletroeletrônicos e também no seu destino correto, condizentes com o que o projeto propõe.


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