ROBÓTICA E PROGRAMAÇÃO NA ESCOLA ATRAVÉS DO SUBPROJETO DE INFORMÁTICA PIBID

ROGER DANIEL BOEIRA, VIVIANE MULLER, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


A tecnologia está mudando a forma de enfrentar as dificuldades e a robótica assume posição privilegiada nessa evolução. A robótica oportuniza o controle inteligente de equipamentos, através de programação por software. Os princípios da Robótica devem ser introduzidos, já na Educação Básica, através do incentivo ao pensamento computacional. O desenvolvimento dessa forma de pensamento oportuniza a resolução de problemas organizadamente pela escolha de um processo, com base na resolução de problemas pelos princípios da Computação que envolvem recursão, divisão e conquista, composição, redução, entre outros. Assim, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), por meio do Subprojeto de Informática, oportuniza a introdução da Robótica em escolas. O Subprojeto de Informática utiliza-se de reuniões semanais nas dependências da UNISC para organização e discussão das atividades, que são desenvolvidas nas escolas cadastradas junto ao PIBID-UNISC. Assim, na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário é ofertada uma oficina de Robótica para alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A oficina utiliza a plataforma Arduino e linguagem de programação C++ muito utilizada em softwares populares como o sistema operacional da Microsoft, além da construção de algoritmos no Code.org. A finalidade educativa é oportunizar conhecimentos para que os alunos da escola possam programar através de desafios nesses ambientes de programação. Os encontros da oficina são planejados para instigar a pensar, resolver problemas, desenvolver assim a habilidade do Pensamento Computacional. A tecnologia não está apenas em aparelhos eletrônicos como tablets, iPhones e computadores, mas em diversos lugares como portas de supermercados, condicionadores de ar, geladeiras, chaves de carros, etc. Para a Mostra Escolar foi trabalhado com os alunos a programação semáforos. Com isso os alunos aprenderam código binário e tiveram contato com a placa Arduino. O kit Arduino utilizado possui componentes básicos de prototipagem juntamente com microcontroladores. Um dos benefícios de utilizar a plataforma Arduino é devido a sua característica open source, ou seja, é hardware livre. Os estudantes do 8º e 9 anos, demostraram um ótimo trabalho em equipe, mas apresentam dificuldades no estabelecimento do tempo certo para controle dos semáforos. Puderam entender a importância de uma boa programação e estão aprendendo como solucionar problemas. É muito gratificante observar os alunos deslumbrados com a tecnologia e com as suas conquistas perante o entendimento da programação para controle das placas Arduino. Antes da presença do Pibid na escola não havia oficina de robótica e para o bolsista do curso de Licenciatura em Computação o aprendizado é fantástico e reflete positivamente para o futuro profissional na área da docência.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.