JOGOS EDUCATIVOS: AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

BRUNA THAIS SILVA QUEIROZ, VIVIANE MULLER, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ, JOSELAINE FRANTZ

Resumo


A capacidade do professor e o conteúdo dos livros constituem uma condição necessária, mas não suficiente, para garantir a aprendizagem. A partir disso, a EMEF Os jogos educativos são recursos muito ricos para desenvolver o conhecimento e habilidades. Os efeitos do computador na escola dependem de diversos fatores, contudo, a generalidade da investigação aponta para a possibilidade de desenvolvimento de novas competências. Pensando assim a professora titular de informática da EMEF Duque de Caxias busca inserir em suas aulas além da ferramenta computador, os jogos educativos. Atuando como bolsista do PIBID na escola, pude observar que o computador é uma ferramenta poderosa, que pode e deve ter todas as suas potencialidades utilizadas com propósitos educacionais, proporcionando ao professor a possibilidade de enriquecer sua prática. Os professores têm papel fundamental, pois é através do contexto, reflexão crítica e intervenções que os jogos educativos vão contribuir para o desenvolvimento dos educandos e a construção da aprendizagem. Os jogos educativos além de serem divertidos dando destaque ao lúdico auxiliam os educandos na criação e familiarização de conhecimentos, possibilitam interação entre os jogadores e/ou trabalho em equipe, os jogos devem fornecer à criança um ambiente agradável, motivador, planejado e enriquecido e assim possibilitar a aprendizagem de várias habilidades. É muito bom quando, através de jogos, se conseguem atingir objetivos educacionais, aprender brincando é muito valioso para as crianças, pois brincar faz parte do seu desenvolvimento. Existem muitos jogos educativos e cabe ao educador selecionar e avaliar, buscando utilizá-los da melhor forma possível, pois o sucesso da sua aplicabilidade vai depender da forma como serão utilizados e explorados. Assim, o jogo e a instrução escolar representam o mesmo papel no que se diz respeito ao desenvolvimento das habilidades e conhecimentos. É de extrema importância que a criança esteja inserida neste ambiente de brincar e ao mesmo tempo buscar reflexões, análise e criação. O jogo, a partir do momento que cobra a imaginação da criança, passa a ajudá-la a desenvolver a sua capacidade de, não só resolver problemas, mas de também encontrar várias maneiras de resolvê-los. Além disso, devemos ter um cuidado especial na hora de escolher jogos, que devem ser interessantes e desafiadores, o conteúdo deve estar de acordo com o grau de desenvolvimento e, ao mesmo tempo, de resolução possível. Portanto, o jogo não deve ser fácil demais e nem tão difícil, para que os alunos não se desestimulem. É necessário também que essa atividade represente um desafio, que seja capaz de gerar conflitos cognitivos, que são fundamentais para o desenvolvimento intelectual do aluno.


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