MEDIDOR DE ACELERAÇÃO ON-BOARD EM VEÍCULO BAJA
Resumo
Medir a aceleração e velocidade máxima de um veículo são algumas maneiras de mesurar seu desempenho, de diversas formas podem ser feitas, cronometragem manual, dinamômetros aferidos, então optou-se por fazer tais medições em tempo real, semelhante ao motor de cronometragem manual, mas sendo computadorizado a precisão é muito maior. O medidor funciona da seguinte forma: um sensor hall, um transdutor que, quando sob a aplicação de um campo magnético, responde com uma variação em sua tensão de saída, lê os pulsos gerados pela rotação da roda, no caso 10 pulsos por revolução, com esses dados um circuito eletrônico foi programado a se comportar como um cronometro e um outro circuito determina quando o cronometro deve parar ou acionar, os circuitos integrados escolhidos foram 2 CIs PIC16F628A em virtude de seu baixo custo e atender aos requisitos do projeto, como trabalhar com até 20 Mhz, ter barramentos de comunicações suficientes e serem de baixo nível de complexabilidade para programação. Este circuito de controle monitora quando o veículo sai do repouso e atinge 30 metros percorridos e 100 metros, ao mesmo tempo ele também é capaz de calcular a velocidade a cada pulso do sensor, então quando ele detecta que o veículo saiu do repouso o cronometro é acionado e um contador interno acumula a distância percorrida com base em cada pulso do sensor e ainda a velocidade de veículo baseado no mesmo dado, ao atingir 30 metros o cronometro recebe uma interrupção para armazenar o valor e continuar contando, a velocidade calculada no momento também é armazenada, a contagem continua até atingir 100 metros, podem a velocidade passa a ser armazenada em um comparador a fim de registrar a maior velocidade alcançada dentro dos 100 metros, ao atingir os 100 metros percorridos o circuito de controle informa o cronometro para parar e transmitir os tempos medidos, ao mesmo tempo ele associa cada dado correspondente e exibe em uma tela LCD de 16X2 caracteres os valores de velocidade e tempo gasto em 30 metros e também velocidade máxima e tempo em 100 metros. A validação dos dados foi feita com base em medições manuais, com cronômetros e velocímetros do tipo ciclo-computadores, o cruzamento dos dados nos mostra a precisão do sistema desenvolvido. Esta forma de coletar e exibir os dados poupa tempo e agiliza o processo de ajustes no desempenho do veículo não tendo a necessidade de intervenção humana nos cálculos e nem de deslocar o veículo para locais de medições fixos, esta forma de análise de desempenho dinâmica traz uma flexibilidade muito grande para os projetistas, principalmente poupando tempo e podendo fazer vários testes com um custo muito pequeno.
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